Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Acionar seguro para terceiros paga franquia? Veja a resposta

imagem de um carrinho de brinquedo virado de ponta cabeça na rua com a descrição: acionar seguro para terceiros paga franquia

Acionar seguro para terceiros paga franquia? Veja e resposta!

Emília usa seu veículo todos os dias para ir e voltar do trabalho. Um certo dia, perde o controle do volante, bate em um carro de luxo que estava andando na via oposta e causa diversos danos. Por ter um seguro que cobre essa situação, logo vem a pergunta: “acionar seguro para terceiros paga franquia?”.

Também quer saber se Emília paga franquia? Continue lendo essa postagem e tire essa dúvida!

Seguro contra Terceiros: como funciona?

A cobertura de terceiros que também é chamada de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos) garante indenização para acidentes que o segurado causa a outros motoristas.

Com essa cobertura você pode acionar a seguradora para pagar o conserto do veículo de terceiros Assim você não precisa tirar o valor do conserto do próprio bolso. Também é possível usar essa cobertura se um terceiro te acionar judicialmente em decorrência a danos causados no trânsito.

Os danos cobertos pela cobertura de RCF-V são divididos em três:

  • Danos materiais: Indeniza os danos materiais causados a terceiros decorrente ao acidente de trânsito, como por exemplo uma colisão que quebrou o retrovisor ou amassou o parachoque.
  • Danos pessoais ou corporais: Garante indenização para lesões físicas de terceiros causados pelo acidente, podendo ser morte e/ou invalidez ou despesas médicas e hospitalares.
  • Danos morais: Garante indenização decorrente a processos judiciais ou extrajudiciais que o segurado é obrigado a pagar decorrente a danos morais e estéticos causados à terceiros no acidente.

Você pode contratar a cobertura de terceiros de três maneiras:

  • A primeira é junto com o seguro auto compreensivo, ou seja, você tem a cobertura contra colisão, incêndio, roubo/furto e danos da natureza.
  • A segunda é contratar um seguro de responsabilidade civil que contém apenas a cobertura de terceiros.
  • A terceira é junto com um rastreador de carro. Diversas empresas de rastreamento oferecem cobertura adicional de terceiros;

No momento da cotação da cobertura de terceiro, você consegue personalizar o valor de indenização para cada um dos três danos. Aqui na Bidu você faz a cotação de seguro auto e consegue personalizar a cobertura de terceiro.

Acionar seguro para terceiros paga franquia?

A resposta para a pergunta “Acionar seguro para terceiros paga franquia?” é: independente da forma que você contratar a cobertura de terceiros, você não paga franquia para acioná-la. O que você paga é a franquia do conserto do seu veículo, no caso do seguro total.

Veja abaixo mais detalhes e a situação quando você é culpado ou vítima.

Quando você é o culpado

Você está indo para a casa de um amigo com seu carro e para em um posto de gasolina para calibrar os pneus. Em uma manobra errada, você bate em uma Hilux que estava a sua frente causando danos tanto a ele quanto a você. Como você tem a cobertura de terceiros, é possível acioná-la para consertar a Hilux, sem pagar nenhuma franquia referente a essa cobertura.

Porém, essa situação pode desdobrar em dois pontos:

  • Para seguros completos que possuem cobertura de perda parcial: você não paga franquia para cobertura de terceiros. Porém, irá pagar a franquia para acionar o seguro para consertar os danos parciais do seu veículo
  • Para seguros sem cobertura de perda parcial: Com a cobertura de terceiros contratada junto com rastreador e seguro responsabilidade civil, você também não irá pagar a franquia acionando o seu seguro para pagar o veículo de terceiro. Porém terá que pagar do próprio bolso o conserto do seu carro, já que o seguro não tem essa cobertura.

A cobertura de terceiros cobre os danos causados a outro motorista independente de ser uma perda total ou parcial. Porém, o valor pago vai até o limite contratado. Ou seja, se você contratou uma cobertura de danos materiais de R$20.000 e bateu em um carro que deu perda total de R$30.000, você deverá arcar com a diferença.

Para acionar a cobertura de terceiros do seu seguro, é preciso que você assuma e seja culpado pelo acidente. O motivo é simples: não tem sentido a sua seguradora pagar o conserto do carro de um terceiro sendo que você não é o culpado. E não se esqueça: acionar a cobertura de terceiros causa perda da classe de bônus.

Quando você é a vítima

Vamos imaginar a mesma situação, porém agora você é o dono do carro atingido por um Fiesta. Se ele tiver um seguro com cobertura de responsabilidade civil, você pode entrar como terceiro no seguro dele. Sendo assim, o seguro dessa pessoa irá pagar o conserto do seu carro.

Agora se ele não tiver um seguro com cobertura de terceiros, você pode acionar o seu seguro compreensivo para consertar os danos, pagar a franquia e cobrar que o causador do acidente pague. Vale lembrar que você só pode acionar seu seguro para danos parciais se ele cobrir esse conserto, já que rastreador com seguro ou seguro não-compreensivo não indeniza danos parciais.

Para qualquer dúvida sobre quais riscos você está coberto, verifique na sua apólice e condições gerais. Além disso, a sua corretora se seguros vai te auxiliar em todas as situações.

Para fazer um seguro auto com cobertura de terceiro na Bidu é fácil: basta cotar seguro auto online e ver as melhores opções para você.