Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Alibaba máquina gigante de carros

imagem com vários carros representando post sobre alibaba máquina gigante de carros

Alibaba máquina gigante de carros

Você já deve ter em algum momento na sua vida ter se deparado com uma máquina de venda automática pelo seu caminho. Seja de refrigerante, salgadinhos, café ou até de livro. Mas já imaginou em uma máquina gigante que vende carro? Mas você já ouviu falar da Alibaba máquina gigante de carros?

Não é loucura ou imaginação. A empresa chinesa de comércio eletrônico Alibaba já está desenvolvendo esse sistema. Ele é chamado de Car Vending Machine, na tradução livre “máquina de venda automática de carro”.

O modelo da máquina será o formato de um prédio. Os carros ficarão expostos aguardando compradores que poderão levá-los para casa no ato da compra.

O Alibaba fechou um acordo com a montadora Ford, que está em busca de se posicionar no mercado online chinês. Dessa aliança surgiu a ideia de criar duas máquinas gigantes para teste nas cidades chinesas de Xangai e Nanquim na China. E a empresa tem como objetivo levar essa proposta para outras cidades do país durante este ano de 2018.

Como a Alibaba máquina gigante de carros vai funcionar?

Ok, você não vai chegar em uma estação de metrô, por exemplo, e colocar uma nota ou moedas em uma máquina, escolher o carro, esperar ele cair em um compartimento e pegar seu carro e sair andando. Mas a praticidade será muito semelhante, tudo na ponta do seu dedo.

Através de um tablet ou de um smartphone a pessoa irá baixar um aplicativo. Aí então fará um cadastro e vai escanear um carro na rua que gostaria de ter para si. O app fará a busca no banco de dados do Alibabá, que disponibilizará todas as informações sobre o veículo desejado.

Para poder agendar um test drive, o cliente necessitará fazer uma selfie e enviar para a empresa. Assim, eles verificam se os dados estão em ordem e se a pessoa já é consumidora dos serviços do grupo Alibaba. Se ela for, melhor ainda, pois o usuário não irá precisar fazer um depósito adiantado para realizar o teste.

Em seguida, após marcar um dia e um horário, o comprador deve se dirigir até o local da máquina gigante. Lá ele terá seu rosto escaneado para fazer o reconhecimento facial e ver o veículo descendo de uma torre de exibição, tipo um elevador, até o térreo.

O carro então é liberado para um test-drive de até três dias. Encerrado esse período a pessoa pode comprar o veículo, também pelo app. Ou então solicitar outro modelo para testar.

Segurança

Com tamanha praticidade pode parecer que a empresa não está preocupada em ser roubada. Ou então sair no prejuízo caso alguém simplesmente leve o carro para teste e nunca mais o devolva. No entanto, foi justamente pensando nisso que o Alibaba está investindo em um alto rigor em seus serviços financeiros e nos cadastros de usuários. Ainda como forma de segurança um cliente poderá realizar somente cinco test-drives a cada dois meses.

A Alibaba máquina gigante de carros tem como objetivo reduzir os custos das vendas de veículos, como aluguel de um espaço da loja física e funcionários. Além de também contribuir para o aumento de bens de luxo para a classe média chinesa.

Agora é aguardar para matar a curiosidade e saber se o projeto vai dar certo.

+ Conheça as novas tecnologias para carros