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O que é uma Apólice de seguros?

Vídeo explicativo sobre o que é uma apólice de seguro auto

A apólice, em poucas palavras, é o contrato do seguro. É através dela que o segurado repassa à seguradora a responsabilidade sobre os riscos que possam acontecer com o item segurado, que pode ser o seu carro, sua residência ou até mesmo sua vida. Na apólice estão as cláusulas e condições gerais, especiais e particulares do contrato de seguro, além das coberturas adicionais e especiais e demais anexos.

Como contrato, a apólice é o que dá a garantia ao segurado e à seguradora de que o acordo entre as partes será cumprido.

Assim, caso você venha a ter seu veículo roubado, no caso dos seguros de carros, tenha sua residência avariada no seguro residencial ou sofra um acidente, no caso do seguro de vida, é a apólice que garante que você receberá a indenização combinada. Assim como é através da apólice que a seguradora tem a garantia de receber as contrapartidas combinadas.

A apólice é emitida em até 15 dias após o início da vigência do seguro. Nesses 15 dias a seguradora pode rejeitar o risco – no entanto, até a comunicação da rejeição, o segurado tem cobertura e poderá ser indenizado em caso de um sinistro.

Caso isso aconteça, você pode fazer uma nova simulação de seguro com a Bidu Corretora e encontrar uma outra seguradora. Depois desse prazo, a apólice só pode ser cancelada ou não emitida por falta de pagamento ou falta de vistoria, nos casos necessários.

Quando receber apólice do seu seguro, leia e certifique que todos os dados estão corretos, como aquelas em relação ao bem segurado, dados pessoais, coberturas, indenizações e forma de pagamento. Veja abaixo os campos em que você deve ficar atento.

  • No caso de seguro de carro, verifique se o modelo é exatamente igual ao descrito na apólice, assim como no no endereço descrito para o seguro residencial.
  • Confirme se os seus dados pessoais e os dados das outras pessoas que você informou na cotação (como condutor adicional) estão corretos.
  • Confira se as coberturas descritas são aquelas que você contratou. Se elas não estiverem na apólice, provavelmente você não poderá utilizá-la se precisar. E não se esqueça de conferir se a indenização para cada cobertura está de acordo com as solicitadas e se a franquia corresponde com aquela que você contratou.
  • Verifique se a forma de pagamento que você escolheu está correta. Seja ela o débito em conta, boleto ou cartão de crédito, bem como os possíveis parcelamentos que você efetuou. No caso do débito em conta, será necessário autorizar o pagamento por meio do internet banking ou ligação para o seu banco.

No caso de você precisar fazer alguma alteração nos parâmetros de uma apólice vigente ou solicitar alteração de veículo caso você queira substituir este carro por outro na apólice, será necessário realizar um endosso no seguro. Este processo é necessário para manter o seu contrato atualizado e garantir que não haja recusa da indenização. Conheça mais sobre o endosso. E, se tiver outras dúvidas sobre o mundo de seguros, conheça nosso Dicionário de Seguros.

Se você é nosso segurado e precisar fazer alteração dos dados, por favor entre em contato com nossa central de atendimento, já que está operação ainda não é possível de ser feita pelo site. E, se precisar cancelar o seguro antes do vencimento da apólice, fique de olho na tabela de curto prazo.

Aqui na Bidu Corretora você consegue fazer a cotação de seguro auto online, comparando preços e coberturas. Faça uma cotação, é rápido e fácil!