Já ouviu falar em Assistente de Partida em Rampas?

Imagem de carro em rampa para texto sobre assistente de partida em rampas

Já ouviu falar em Assistente de Partida em Rampas?

Se você está pesquisando a compra de um carro novo, deve ter ouvido falar no Assistente de Partida em Rampas, também conhecido como Hill Holder Assist. Antes restrito aos carros de luxo, o equipamento já está se popularizando no segmento de entrada. Em breve será equipamento de série em quase todos os modelos. Mas você sabe o que é e como funciona o Assistente de Partida em Rampas?

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Mais segurança na subida com o Assistente de Partida em Rampas

O próprio nome explica. Nas partidas em subidas é normal o carro descer alguns centímetros. Isso ocorre no espaço de tempo entre tirar o pé do freio e colocar no acelerador. O que o Assistente de Partida em Rampas faz é manter o freio acionado por cerca de três segundos. Assim, o carro não recua até o motorista começar a acelerar.

A mágica é possível devido aos diversos sensores espalhados pelo carro. Eles detectam a parada em uma subida ou aclive e enviam para a central eletrônica do carro. O sensor de ângulo ou inclinação, que pertence ao controle de estabilidade do carro, percebe se o carro chegou a uma ladeira e qual o grau de inclinação.

Mais uma função do ABS

Há também sensor de pressão ou peso. Ele analisa a força da gravidade a que o carro está sendo submetido naquela inclinação. Todos estes parâmetros são enviados e interpretados pela central eletrônica, que usa o sistema de ABS para acionar os freios. Por fim, ao começar a acelerar, o sensor de torque (que faz parte do controle de tração) envia a informação a central eletrônica, que solta o freio.

Tem também para câmbio manual

O Assistente de Partida em Rampas surgiu nos carros com câmbio automático. Porém, ele também já está disponível também para carros com câmbio manual. No entanto, é preciso que o modelo seja equipado com controles de estabilidade e tração para ter o equipamento. Neste caso, o sistema mantém o freio acionado para dar tempo de o motorista engatar a marcha, tirar o pé da embreagem e começar a acelerar. Em ambos os câmbios, o assistente funciona nas partidas à frente e em marcha à ré.

Sem pisar nos freios

Há outro sistema de auxílio em subidas mais completo ainda. O Auto Hold é uma função disponível em alguns carros dotados de freio de estacionamento com acionamento eletrônico. Ele substitui por apenas um botão a tradicional alavanca entre os bancos dianteiros. Com o acionamento eletrônico, ao estacionar o carro os freios traseiros são ativados por fios e não mais por cabos de aço.

A função Auto Hold pode ser acionada por meio de uma tecla. Ela faz o freio atuar nas subidas, nas descidas e até nas retas. Ao parar, a central eletrônica percebe que o carro encerrou o movimento e aciona os freios. Ela só libera quando o motorista voltar a acelerar. Podem ser três segundos, 30 segundos, um minuto.

O Auto Hold permite que o motorista fique parado sem pisar nos freios, descansando a perna direita. É um recurso muito útil nos congestionamentos de grandes cidades. Está presente em modelos como Honda Civic e HR-V, Jeep Renegade e Compass, além dos Volkswagen Jetta, Tiguan e Passat.

Até popular já tem

Houve uma recente popularização dos controles de estabilidade e tração no Brasil – os dois itens serão obrigatórios a partir de 2022 em todos os carros vendidos no país. Com isso, o assistente de partida em rampas começa a chegar aos carros de entrada mais baratos. O auxiliar está disponível para os Fiat Uno Drive 1.0, Argo Drive 1.3 e Cronos Drive 1.3, mas como equipamento opcional vinculado a outros itens.

Ford Ka, Hyundai HB20 e Renault Sandero e Logan contam com o item apenas nas versões mais caras. Por fim, o assistente de partida em rampa é item de série em todas as versões de Chevrolet Onix, Toyota Etios e Yaris e nas linhas Volkswagen Polo e Virtus.

Muito embora faça uso dos controles de tração e estabilidade para funcionar, não são todos os carros equipados com os dois sistemas que possuem o assistente de partida em rampas. O Nissan Sentra é um deles. Ironicamente, o SUV Nissan Kicks, que é mais barato do que o sedã, conta com o recurso.

Tecnologia para todos

Outras tecnologias que até pouco tempo estavam presentes somente em modelos mais caros já começam a desembarcar nos carros de entrada. A segunda geração do Chevrolet Onix, por exemplo, tem equipamentos como alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus e sistema de estacionamento automático.

Seu rival, o também renovado Hyundai HB20, também tem monitoramento da pressão dos pneus. Ele responde com sistema de alerta e frenagem autônomos (emite sinal sonoro e freia o carro em caso de aproximação muito rápida de um objeto à frente). Além disso, conta com alerta de mudança involuntária de faixa, que usa sinal sonoro e de luz quando o condutor muda de faixa sem acionar a seta.

Última atualização em 12/03/2019