Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Aumento no preço do seguro: veja os fatores que mais influenciam

Imagem de chave para ilustrar post sobre aumento no preço do seguro

Aumento no preço do seguro: veja os fatores que mais influenciam

Existem alguns fatores que podem motivar o aumento no preço do seguro do seu carro. A melhor maneira de você evitar isso, é se informando sobre esses causas.

Imagem de chave para ilustrar post sobre aumento no preço do seguro

O ano e o modelo do seu carro influenciam, sim. Mas, você sabia que a localização da sua residência e o perfil do motorista, também entram na conta? Bom, então para evitar essas surpresas, listamos abaixo algumas informações importantes que você precisa saber!

Mentir para a seguradora é fraude!

Muitas pessoas omitem ou enviam informações imprecisas para as seguradoras para reduzir o valor pago sobre o seguro. Essa conduta é totalmente arriscada e considerada fraude de seguro.

Portanto, informar os dados precisos evita uma multa que pode incidir no aumento do preço do seguro.

Histórico de condução

Acidentes, sinistros e multas anteriores podem ser classificados pela seguradora como pontos de atenção e de risco na cobertura. Consequentemente, esse é um fator que influencia no aumento do seguro do carro.

Perfil do motorista

Idade, sexo, estado civil e tempo de experiência em conduzir dizem muito sobre o seu perfil como motorista. Pessoas que dirigem há mais tempo, por exemplo, tendem a ter mais habilidades e menos risco de se envolver em um acidente causado por ele próprio.

O mesmo vale para pessoas solteiras, que tendem a ter mais disponibilidade de utilizar o carro para frequentar festas e bares. Isso pode ser considerado um aumento no risco de ter um acidente.

Condutor adicional causa aumento no preço do seguro?

A seguradora irá avaliar esse fator e adicioná-lo ao preço do seu seguro, levando também em consideração o perfil do motorista.

Local da residência

A cidade e o bairro em que você mora também têm influência no aumento no preço do seguro. Áreas urbanas mais povoadas e movimentadas tendem a ter um custo maior da apólice, assim como locais com a taxa de criminalidade elevada.

Outro ponto importante nesse contexto é como você guarda o seu carro. Isso porque casas e edifícios com garagem, podem fazer muita diferença no aumento do preço do seguro. Veículos expostos na rua e sem a proteção da vigilância de porteiros ou equipamentos de segurança, estão mais vulneráveis e, por isso, são piores avaliados.

Vai mudar de cidade e vai levar o seu carro? Não custa nada analisar esses fatores para não ter surpresas com o valor cobrado pela sua seguradora.

Uso do veículo

Só usa aos finais de semana? Está aí uma vantagem e você pode informar a seguradora. Quem utiliza o veículo esporadicamente e fora das suas atividades diárias, como trabalhar e ir para a faculdade, por exemplo, tende a ter menos riscos de incidentes.

Alarmes e rastreadores

Tanto alarmes quanto rastreadores ajudam a seguradora a ter mais confiança de que o seu veículo está protegido e lhe trará menos prejuízo. Algumas empresas seguradoras oferecem esse serviço.

Seja um bom motorista

Se você acumular acidentes e sinistros durante a utilização de uma apólice, você poderá ter aumento do preço do seguro.

Seja um bom segurado

Um segurado consciente mantém um bom relacionamento com a sua seguradora, pagando sua cobertura em dia e informando a empresa sobre qualquer incidente com seu veículo.

Veja o relatório da Bidu com os carros mais vendidos e o preço dos seus seguros e faça uma cotação com as principais seguradoras.

Cotação online de Seguro Auto