Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

É seguro deixar objetos no banco de trás?

Objetos no banco de trás

É seguro deixar objetos no banco de trás?

Os bancos traseiros dos carros parecem ser mais seguros. Mas quando se trata de um veículo em movimento, a situação fica diferente. Isso porque qualquer objeto que esteja solto no carro pode causar dano e machucar os passageiros.

Imagine, por exemplo, uma garrafa PET de dois litros cheia de refrigerante. Se o motorista precisar frear o carro bruscamente a 80km por hora, a garrafa pode chegar a 40 quilos de impacto. Isso pode danificar itens do carro e machucar gravemente uma pessoa. Se for uma criança, o risco é maior ainda.

Muitas pessoas não pensam nos riscos e acabam deixando sacolas, bolsas e objetos espalhados pelo banco traseiro dos seus automóveis. Um risco muito fácil de ser evitado, usando o porta-malas. Caso ele esteja muito cheio, você pode usar o assoalho dos bancos traseiros.

Posso levar multa por causa da bagunça no meu carro?

No artigo 248 do Código de Trânsito Brasileiro, consta que é infração de natureza grave transportar, em veículo destinado ao transporte de passageiros, carga excedente fora do porta-malas.

O artigo fala explicitamente de veículos como ônibus e vans. Mas em uma blitz, o fiscal pode interpretar o transporte de bagagens extras no banco de trás de um automóvel como infração de trânsito. Ele pode interpretar que transportar objetos no banco traseiro também pode impor risco à segurança.

Caso o seu carro seja fiscalizado, a punição se dá com uma multa no valor de R$ 195,23 e a retenção do veículo para o transbordo como medida administrativa a ser adotada pelo agente fiscalizador.

Use os bancos traseiros com segurança

Muitas pessoas têm vergonha de pedir a todos os ocupantes do carro que usem os cintos de segurança o tempo todo, inclusive no banco traseiro. É importante ressaltar que o uso do cinto de segurança é obrigatório. Portanto, não se sinta mal por se preocupar com a segurança do carro e de seus passageiros. Aqui no nosso blog, já falamos da importância de usar o cinto de segurança no banco traseiro.

 Mantenha os encostos de cabeça no lugar

Muitas pessoas tendem a remover os encostos de cabeça dos bancos traseiros, alegando pouca visibilidade. Mas os apoios do assento traseiro desempenham uma função de segurança crucial de prevenir lesões de chicote no caso de um carro bater por trás.

Evite deixar itens soltos, inclusive no porta-malas

O cuidado com os itens no carro, inclusive no porta-malas é importante. Se você freia duramente ou bate em algo, as coisas podem voar em alta velocidade e se tornarem projéteis no carro. Mesmo algo tão inofensivo como uma garrafa de água pode voar e causar ferimentos.

Use um assento infantil para crianças

Se você está carregando crianças até sete anos no carro, use um assento infantil no banco traseiro. Esses assentos vêm com seus próprios cintos de segurança e dispositivos de fixação que garantem que a criança se mantenha segura no carro. Usar um assento infantil também condicionará a criança a observar a segurança no carro o tempo todo. Veja no nosso post como escolher a cadeirinha de carro.

Lembre-se, é sempre melhor prevenir que remediar. Siga estas regras simples e desfrute de uma direção segura e sem problemas.