Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como bandeirinhas podem aumentar o consumo de combustível?

Bandeirinha de carro pode aumentar consumo de combustível e causar danos no meio ambiente

Como bandeirinhas podem aumentar o consumo de combustível?

As bandeirinhas do Brasil estão na maioria dos carros que encontramos nas ruas. A adoção dos enfeites é mais uma das táticas da torcida, para mostrar apoio à seleção na Copa. Mas será que você sabe o real impacto que elas trazem ao meio ambiente e ao seu bolso? Pois é, ela pode aumentar o consumo de combustível.

O portal TreeHugger (literalmente “abraçadores de árvores”) indicou que, durante a Copa do Mundo de 2006, as bandeirinhas provocaram um consumo de combustível de carro extra de 1,22 milhão de litros! Ou seja, os carros prejudicaram muito o meio ambiente por conta do acessório.

Os cálculos, realizados pelo Dr. Antonio Filippone da Universidade de Manchester, estimam ainda que os enfeites causam um gasto de combustível 3% maior por hora. Consequentemente, você gastará mais com o seu carro ($$).

Isso acontece pois os carros precisam de uma certa quantidade de combustível, necessária para realizar o empuxo do veículo. O veículo acaba precisando utilizar 3% mais combustível para quebrar a resistência do ar, aumentada pelas bandeirinhas.

O enfeite ainda traz efeitos nocivos para o meio ambiente: na Copa de 2006, as bandeirinhas no carro geraram três milhões de quilos extras de emissões de carbono, somente na Inglaterra.

Os veículos não precisam estar em alta velocidade para sofrer as consequências. Com uma velocidade inferior a, em média, 40 km/h, já ocorre a exigência de mais combustível.

As opções para continuar na torcida, sem agredir seu bolso ou o meio ambiente, são as capas para retrovisores e os adesivos de bandeira para o capô do carro. Já pensou precisar de um empréstimo pessoal por causa das bandeirinhas? 😛