Barulhos no Motor do Carro: entenda por que isso acontece

motor do carro

Barulhos no Motor do Carro: entenda por que isso acontece

Sabe aquele momento que escutamos um ruído estranho no carro? Pode ser o início de uma enorme dor de cabeça, caso o motorista não procure resolver o quanto antes. Porém, é possível encontrar a origem do problema, principalmente se for um barulho no motor. Quer saber o que causa isso? Barulhos no motor é o tema de nosso post, espante o som chato de uma vez!

Cotação online de Seguro Auto

Como descobrir a origem dos Barulhos no motor?

Não é segredo, mas o próprio motorista consegue diagnosticar de onde está vindo o ruído incômodo. A princípio, procure confirmar que o som não esteja na parte dianteira ou traseira do veículo. Vale dar uma olhada se os bancos estão realmente fixos e se existe algum objeto solto no porta-malas.

Confirmado que o som está, de fato, na parte da frente, pode ser tanto a suspensão dianteira como o motor. Como tirar a dúvida? Simples, note a frequência do ruído. Se estiver espaçado, que não ocorre a todo instante, é a suspensão. Contudo, caso seja contínuo, sobretudo mais intenso nas subidas e descidas, são barulhos no motor. 

Quais são as causas dos Barulhos no Motor?

Ok, é certeza que existe um barulho no motor, mas qual o motivo? Para responder, é preciso esclarecer que existe vários itens no motor que podem provocar o som desagradável. Por isso, listamos os problemas mais comuns que mostram por que o ruído acontece, confira:

Tensão da correia dentada

A correia dentada serve para sincronizar a abertura das válvulas com o virabrequim. Neste caso, o som significa a perda de tensão da correia. Entre outras palavras, pode haver uma quebra de um tensor ou travamento, o que leva a possíveis avarias em outras partes do veículo, como o cabeçote, encarecendo o conserto. Fique alerta, esse é um dos problemas mais comuns de barulhos no motor.

O ideal é fazer uma inspeção visual a cada 15 mil km para atestar a boa condição da correia, na busca de evitar rachaduras e sujeiras na peça. 

Vazamento da bomba d’água

Um dos componentes do radiador, a bomba d’água tem como missão garantir o resfriamento do motor do carro, no intuito de impedir um superaquecimento. Aqui, o ruído pode ser facilmente notado: ele costuma vir junto do vazamento de água. Como dica, veja regularmente como está o nível da água do radiador e o medidor térmico do painel, visto que podem indicar como está o funcionamento do radiador. 

Suporte do motor quebrado

Cada motor possui o suporte de coxins, utilizados para absorver a vibração do chassi. O barulho no motor geralmente aparece no momento de arrancar com o veículo, ainda mais nas subidas. Isso se deve ao fato de trafegar em lombadas e buracos em alta velocidade constantemente. O suporte não aguenta e se quebra, gerando um som grave. Inclusive, o motorista pode sentir uma vibração além do normal com os coxins danificados. 

Novamente, uma inspeção visual verificando se os coxins estão nos lugares é recomendada. 

Problema no cabeçote

Já tentou dar a partida no carro depois de algum tempo e escutou um ruído incomum? Pois é, o problema está no cabeçote, responsável pela entrada e saída de ar e combustível dos cilindros. Vale também uma atenção especial às bronzinas, outra peça que pode ter sofrido um estrago, na hipótese de o cabeçote estar ok. 

Seja cabeçote ou bronzinas, não pense duas vezes: corra para o mecânico o quanto antes para evitar maiores prejuízos no motor.  

Falta de ajuste da embreagem

Nesta situação, barulhos no motor podem ser identificado ao liberar o pedal após trocar as marchas. O motivo se dá por conta de um desajuste entre os componentes da embreagem, como um desgaste do eixo ou rolamento. A troca das peças não é barata, porém se o som for notado logo de princípio, existe a possibilidade de fazer ajustes para assegurar o bom funcionamento dos itens. 

Motor fundido

Aqui, é praticamente dizer game over. Sim, isso representa que o motor não consegue mais funcionar e, ao dar a partida, ouve-se um barulho metálico de peças se chocando entre si. Caso não consiga dar ignição, não há mais nada a fazer a não ser trocar o motor. Isto é, na verdade, resultado da falta de lubrificação ou falta de água para o arrefecimento, causando o superaquecimento. 

É possível impedir a fundição logo ao escutar um pequeno ruído no motor e fazer a manutenção no veículo, como trocar o óleo periodicamente. 

O que fazer se houver um Barulho no Motor?

Escutou barulhos no motor? Não tenha dúvidas, vá imediatamente ao mecânico de sua confiança. O quanto mais rápido um profissional detectar o problema, menor será os prejuízos ao motorista, sobretudo no bolso. Conte para ele o que está acontecendo em detalhes. O que percebeu de diferente no veículo e o barulho que ouviu. Muitos profissionais matam a charada só ouvindo os sons do motor do carro. No entanto, uma das ferramentas que se costuma usar é o estetoscópio mecânico, o que ajuda a diagnosticar melhor o problema.

Como falamos do motor, várias partes podem ser afetadas, ou seja, requer uma análise rápida da origem do ruído. Assim, garante-se uma maior vida útil aos componentes do motor e, consequentemente, preserva a sua segurança e dos demais condutores. 

Como evitar um Barulho no Motor? 

Na realidade, o ideal é, sim, o motorista realizar uma manutenção preventiva no carro. É chover no molhado, mas, desta maneira, o condutor consegue saber o real estado do veículo e reduz bastante a possibilidade de imprevistos, como surgir um barulho no motor. 

Outra dica é manter os bons hábitos cotidianos no cuidado com o carro. Por exemplo, fazer a troca de óleo no período adequado, ligar o automóvel parado há muito tempo na garagem, não ignorar as luzes do painel e nem trafegar em alta velocidade em pistas irregulares. Aliás, o modo como se dirige é um dos fatores que levam ao desgaste precoce de peças do veículo, muitas vezes vale tirar o pé e ter uma postura mais defensiva ao volante. 

Para estar prevenido com problemas futuros, recomenda-se contratar um seguro auto que atenda às suas necessidades e não o deixe na mão quando mais precisa. Com o seguro garantido, o condutor tem disponível a assistência 24 horas que dá direito a uma série de benefícios, como o serviço de guincho, carro reserva e salvá-lo de uma pane seca. Fora que o motorista poderá dirigir mais sossegado estando protegido com o seguro. 

Quer encontrar o seguro de carros ideal? Faça já uma simulação de seguro auto e descubra o seguro de veículos que se encaixe com o seu perfil! 



Última atualização em 02/06/2020