Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Alguém bateu no carro e fugiu. E agora?

Imagem de miniaturas de policiais e carro, com a legenda: bateu no carro e fugiu. e agora?

Alguém bateu no carro e fugiu. E agora?

Se você nunca passou por essa situação, alguma vez já ouviu falar, porque, infelizmente, o problema é muito comum: um motorista bateu no carro, que por vezes está simplesmente estacionado e foge.

Sem dar nenhuma satisfação, sem deixar qualquer recado ou identificação. Já passou por isso? Sabe o que fazer nessa situação?

Bateu no carro e fugiu! O que fazer?

O primeiro passo é registrar tudo. Pegue o contato de uma testemunha, como nome e telefone. Depois, fotografe tudo, os danos causados em seu veículo, o local onde ocorreu o dano. Logo depois, você registra um boletim de ocorrência (BO).

Você também pode tentar obter as imagens de câmeras na rua, caso exista essa possibilidade. Em alguns casos, é possível identificar a placa do carro do motorista que causou o problema e, com isso, verificar se vale a pena seguir com uma ação judicial.

Isso porque, apesar de você ter direito a isso, o custo e a demora podem não compensar.

Se seu carro é segurado

Se o seu carro tem seguro, você pode evitar esse desgaste de encontrar e processar o outro motorista usando a proteção que contratou. É só entrar em contato com a seguradora explicando o sinistro e fazer o conserto do seu carro pelo seguro (se a seguradora entender que é um episódio que está previsto nas suas coberturas).

Atenção!

Mesmo nos casos em que ninguém foge, também pode acontecer outro problema frequente: o motorista culpado diz que quer resolver tudo no mesmo instante, sem a necessidade de chamar a perícia, garantindo que a seguradora solucionará tudo.

E então desaparece. E nesse caso, você, despreparado, não registrou documentos e está sem prova nenhuma em mãos, não tem testemunhas, não tem BO.

Diante de situações desse tipo, quando o motorista culpado se faz presente, o que você deve fazer é telefonar para seu seguro, para que se esclareça quem é que deve efetivar o pagamento pelos prejuízos causados, segundo as leis de trânsito.

E o que diz a legislação?

“Bater e correr” é crime, é infração legal. Isso envolve não apenas uma batida em um carro, quando um acidente causado a uma pessoa ou peça de propriedade. A lei determina que a pessoa se mantenha no mesmo local, se identifique e busque solucionar o problema e os prejuízos. Conheça outros aspecto da legislação de trânsito brasileira.

Quando isso não ocorre, se possível anote rapidamente a placa do motorista culpado, bem como o modelo do carro. Logo em seguida, no mesmo local, você deve acionar a polícia e relatar o acontecimento.

Veja também:
+ Estrangeiro podem pagar multa com cartão de crédito

+ Semáforo no chão para pedestre 

+ Consultar multas de trânsito