Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cadeirinha de carro: como escolher?

Cadeirinha crianças

Cadeirinha de carro: como escolher?

Qual a cadeirinha de carro ideal para meu bebê?

Quando estamos sem os filhos um passeio é um passeio. Você se arruma, pega sua bolsa ou carteira, entra no carro e sai. Com eles a história é outra. Um passeio rápido é mais ou menos como uma viagem. Prepara mala, roupa reserva, mamadeira, lanchinhos, coloca na cadeirinha de carro e vai torcendo para o chororô não reinar no trajeto.

E esse último ítem, a cadeirinha do carro, é fundamental em qualquer passeio que envolva automóvel e criança. Isso porque, além de ter seu uso obrigatório no Brasil no transporte dos pequenos, é esse equipamento que garante a segurança do seu filho durante o trajeto. Ou seja, a cadeirinha é fundamental e não dá nem pra pensar em não usar.

Uso obrigatório

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) de 28 de maio de 2008, determinou a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para transportar bebê e criança em automóvel. Ela diz que toda criança com idade inferior a sete anos e meio anos deve utilizar o equipamento específico no banco traseiro.

Já as crianças com idade entre sete anos e meio e dez anos devem utilizar o cinto de segurança do veículo. Mas ainda devem permanecer no banco traseiro. Só depois disso é que poderão fazer uso do tão sonhado banco da frente.

Na hora da escolha

Mas, como qualquer produto no mercado de bebê e criança, há muitas opções à venda. Com isso, os pais acabam se sentindo um pouco perdidos na hora da escolha.

E não é para menos. Existem diversas marcas e estilos para dificultar a decisão da compra. Há cadeirinhas específicas para cada peso e idade do bebê. Porém, com algumas dicas e cuidados você conseguirá escolher a cadeirinha ideal para transportar o seu filho com segurança e sem gastar muito.

O primeiro ponto a analisar ao comprar a cadeira para transporte é o tamanho e peso do bebê. Mas se você não quer ter que trocar muitas vezes de cadeirinha, não se atente somente ao peso que a criança tem hoje.

Há modelos que abrangem uma grande variedade de pesos e tamanhos. Assim, a cadeirinha acaba se adaptando às necessidades e atendendo desde recém-nascidos até crianças maiores. Uma forma de economizar e garantir a segurança do seu filho.

Modelo adequado de cadeirinha para cada idade

Bebê conforto

Bebê recém-nascido até completar um ano (ou 9kg) de idade deve utilizar o bebê conforto virado para trás. Apesar de haver essa indicação, os fabricantes das cadeirinhas recomendam que a criança seja transportada com a cadeirinha virada para trás pelo maior tempo possível, ou até completar dois anos.

Cadeirinha

Após completar um ano, ou mais, a criança deve utilizar uma cadeirinha adequada para seu peso e já virada para frente. Alguns modelos reversíveis servem tanto para bebês pequenos irem virados para trás, como também se adequam aos maiores virados para frente. Se este for o caso você não precisará comprar um novo equipamento quando seu filho chegar nesta fase.

Booster ou assento de elevação

Após completar quatro anos de idade já é possível dispensar a cadeirinha e fazer uso somente do booster. Ele é uma espécie de banquinho que eleva a criança para que ela possa utilizar o próprio cinto de segurança do carro.

O booster deve ser utilizado até os sete anos e meio, ou então até que a criança atinja a altura 1,45m. Aí sim, ela estará pronta para andar no banco de trás com o cinto e sem nenhum equipamento extra, praticamente um mini adulto.

Uma dica importante é sempre observar as instruções de uso da sua cadeirinha, mudando de posição ou de modelo sempre que a criança atingir o peso e idade recomendados. Com segurança, o passeio ou viagem com crianças será sempre mais divertido.