Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe calcular o consumo de combustível do seu carro?

Eis uma dúvida que sempre acompanha os motoristas de carros, motos, entre outros veículos. Como calcular combustível para saber se vale a pena encher o tanque com gasolina ou álcool?

Atualmente, com os altos preços praticados, além das oscilações, saber fazer esse cálculo é mais do que necessário: é imprescindível. Vamos te ensinar como calcular combustível e, acredite, será um grande benefício para o seu bolso.

Foto de pessoa abastecendo o carro para ilustrar texto sobre como calcular combustível.

Aprender a calcular o combustível pode render uma boa economia no final do mês.

 

Quantos quilômetros o seu carro/moto roda?

Todo motorista deve saber quantos quilômetros são feitos pelo seu carro ou moto com o uso de um litro de gasolina ou de álcool.

Mas como calcular combustível corretamente? É muito simples detectar o consumo de combustível.

Para saber o rendimento do seu veículo, o primeiro passo é ir ao posto e encher o tanque. Zere o marcador de quilometragem (caso não queira zerar, anote a quilometragem do veículo) e rode até que haja nova necessidade de abastecer o tanque totalmente.

Quando esse momento chegar, observe quantos quilômetros rodou com o tanque anterior fazendo uma simples conta de dividir. Se você colocou, por exemplo, 30 litros de gasolina e rodou 265 quilômetros, divida a quilometragem pelos 30 litros.

O resultado dessa operação matemática é exatamente quanto o seu carro fez por litro. Utilizando o nosso exemplo o veículo fez então 8,83 quilômetros por litro (265 dividido por 30 = 8,83).

Fácil, não? Pense que a alta nos preços dos combustíveis não parece ser algo passageiro. Por isso, a dica é se prevenir, sabendo economizar.

Com qual eu vou: álcool ou gasolina?

Com a grande frota de carros flex circulando nas cidades é preciso de fato estar atento à melhor escolha para cada situação. Mas sempre surge aquela dúvida, gasolina ou álcool?

Entenda que a conta para calcular combustível dos veículos deve ser feita para cada tipo: gasolina e álcool são os mais usuais.

Uma coisa é certa: o rendimento do carro é um com gasolina e é outro com o uso de álcool. A mais importante diferença de preços e vantagens entre esses dois combustíveis é encontrada na proporção preço X desempenho. Para que o álcool saia vitorioso nessa disputa, o preço do litro deve custar até 70% do preço do litro da gasolina.

Como a gente descobre se o preço do litro do álcool está custando até 70% do litro da gasolina? Simples!  É preciso apenas dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina.

Caso o resultado seja menor que 0,7, o álcool é o combustível que deve ser escolhido.

Calcular combustível e o impacto no orçamento

Você é uma pessoa que organiza e controla de forma correta as despesas da casa? Então já percebeu o quanto o gasto com combustível tem impacto direto no orçamento do mês.

Por isso, é urgente conhecer algumas informações que poderão contribuir para uma maior economia.

Ao aprender a calcular combustível do seu carro ou moto é possível, por exemplo, saber qual é a forma mais econômica para fazer uma determinada locomoção.

Não importa se estamos falando de um trajeto do dia a dia ou mesmo de uma viagem para um lugar diferente.

O resultado desse cálculo permitirá fazer uma comparação. Assim, você determina se é mais vantajoso manter o uso do carro ou mesmo optar por um transporte público como o metrô, por exemplo.

Há outra vantagem obtida pelo motorista que sabe fazer esse cálculo. Ele consegue saber se o seu veículo está precisando de manutenção.

Pois é, consumos que fogem do normal podem ser indícios de problemas apresentados pelo carro ou até mesmo pelo posto de abastecimento.

É essencial estar atento para avaliar se o veículo sofreu um aumento pontual, que não se manteve ao longo do período. Isso pode ser um indicador de que o posto utilizado para abastecer pode não estar com o combustível em boa condição.

Em casos assim, a dica é abastecer em um posto diferente e avaliar se o consumo se mantém maior ou voltou a ser normal.

São muitas as vantagens são obtidas quando a gente descobre como anda o consumo de combustível do nosso veículo. Por isso, saber calcular combustível é tão importante.

O que mais interfere no consumo dos combustíveis?

Sim, já sabemos como calcular combustível. Mas é importante ter noção de que certos fatores podem interferir nesse consumo.

Esteja sempre atento aos seguintes aspectos que podem ter impacto direto nessa questão. São eles:

  • Calibragem dos pneus;
  • Alinhamento;
  • Uso do ar condicionado (o consumo muda completamente quando o motorista roda com o ar ligado);
  • Qualquer outra mudança feitas no percurso do dia a dia.

Os gastos também são diferentes quando o veículo transita nas ruas da cidade ou em estradas. O rendimento é sempre melhor na estrada, pois a velocidade se mantém estável.

Por essas e por outras é preciso saber calcular combustível para cada uma das situações. Além disso, é fundamental estar atento à validade de seu seguro auto para não ficar na mão em caso de imprevistos como uma pane seca, por exemplo.