Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual a calibragem ideal do pneu?

imagem de um pneu de carro com a legenda "calibrando os pneus", fazendo com que o motorista saiba a calibragem ideal.

Qual a calibragem ideal do pneu?

Um dos questionamentos mais frequentes quando o assunto é cuidado com os pneus é qual a melhor calibragem. Em geral, a resposta se encontra no manual do carro. Isso porque cada veículo possui suas especificidades e a calibragem é definida pela montadora, segundo o resultado dos testes elaborados. Assim, nada de pedir ao frentista para colocar determinado calibre se você não tiver certeza, combinado?! Cuidar dos pneus do seu carro é garantir que eles tenham uma duração maior.

A pressão também segue as recomendações da fabricante, por isso, checados os dados corretos, a primeira coisa que você realmente precisa saber é: como e quando calibrar os pneus. Para ajudar você, motorista, o blog esclarece essas dúvidas.

Calibragem ideal

Quando?

Um ponto importante é realizar a calibragem do pneu é quando esse estiver frio, ou seja, antes de rodar mais do que quatro quilômetros.

Como?

Identificando no manual do carro a calibragem ideal para o seu veículo, basta ir a um posto de combustível e digitá-lo na bomba de ar. Você retira a tampa da válvula, coloca a mangueira de ar e espera o apito. Fácil, fácil!

Perigos

Se você não tem o costume de calibrar os pneus de vez em quando, saiba que existe até 50% de chance de perdê-los antes do tempo estimado pela fabricante e ainda consumir mais combustível do que o normal. Seu carro também fica mais exposto à aquaplanagem.

Outro alerta que vale destacar é que o seu pneu pode ser lançado para fora, saindo da roda. Sem a calibragem correta, o pneu pode deslizar mais facilmente em um solo molhado, aumentando o risco de acidentes e até de capotamento.

+ 5 dicas para economizar combustível

O excesso de pressão, por outro lado, também causa prejuízos. Quando a pressão está acima do estipulado, o contato do pneu com o chão é reduzida e o automóvel pode ter problemas com a frenagem.

Fique atento!

Entre os fatores que podem levar ao esvaziamento do pneu pouco a pouco estão os pequenos furos causados pelo impacto com buracos nas ruas, pedras, entre outros desgastes cotidianos. A perda da tampinha da válvula e a porosidade da borracha do pneu são outros detalhes que precisam de atenção.

Vai viajar?

Se o carro está muito pesado com o excesso de bagagens pode ser necessário aumentar a pressão dos pneus. Verifique a informação que consta no manual e se há tal especificação da fabricante para casos de sobrepeso no veículo.

Com o final do ano se aproximando, festas de Natal e de Réveillon, é bom confirmar esse dado para curtir tranquilamente sua viagem. Fique atendo se você for viajar de carro para países do Mercosul, você irá precisar do Seguro Carta Verde.

Agora que você já sabe como fazer a calibragem do seu carro, que tal entender a diferença entre balanceamento e alinhamento?

Faça uma cotação de seguro automóvel! Proteja seu patrimônio, você e sua família!

Veja também:

+ Como usar o farol de milha?

+ Veja a importancia das capota marítima das pick ups