Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Conheça as câmeras no carro que trazem mais segurança

Imagem de um pneu com a legenda "cameras no carro: aliado na segurança"

Conheça as câmeras no carro que trazem mais segurança

 

Instalar uma câmera em seu carro pode ser uma opção e tanto para garantir sua segurança. Mas pode também colaborar com o seu lazer. Intituladas dash cams, essas câmeras instaladas no painel gravam todo o trajeto à frente do automóvel.

Imagine que oportunidade! Registrar paisagens, gravar o passeio por diferentes estradas, quem sabe até editar um vídeo dessa aventura e compartilhar com os amigos. Por essas e outras, as mini câmeras estão conquistando o coração dos brasileiros, com um preço que também cabe no bolso.

Entre outras vantagens, vale dizer que há muitos motoristas que acabam flagrando acidentes e ajudando a identificar pessoas envolvidas com roubo de carros. Também ajuda no caso de batidas de automóveis nos quais a polícia tenta entender de quem é a vítima.  Simples e práticas, são comuns há algum tempo na Ásia e na Europa, sendo mais popularizadas na Rússia. Aqui na Bidu a gente já ensinou como escolher o melhor isolamento térmico para o seu carro, agora conheça mais sobre as câmeras no carro.

Conheça as câmeras no carro

Escolhendo a câmera

Fique atento à resolução da câmera. Quanto maior, mais qualidade, pois será possível visualizar rostos e placas de carros, quando for necessário. Uma câmera HD com pelo menos 720p pode ser um bom investimento para tais objetivos. Há câmera filmadora em Full HD e visão noturna. Outro detalhe está na escolha da lente. Se você precisa de um maior ângulo de abertura, para cobrir uma área maior, menor será o número da lente, isto é, uma 2,8mm terá uma área de cobertura maior do que uma lente de 6mm.

Como funciona

O dispositivo é de fácil utilização e já vem com um fixador para você colocá-lo onde quiser.

Quanto custa

Há opções de câmeras para o carro a partir de R$ 60,00.

Outras opções

Há também outros modelos interessantes além das dash cams, como é o caso das mini câmeras, tão pequenas que passam despercebidas e geralmente são acopladas atrás do retrovisor.

O que diz a legislação?

De acordo com o DETRAN, não há uma regulamentação específica a respeito de câmeras nos carros. A legislação proíbe aparelhos de imagens usadas para motoristas, como é o caso de reprodutores de vídeos, entretenimentos autorizados somente para os passageiros.

Curiosidades russas

Há desde animais na pista até brigas violentas de trânsito e manobras que colocam vidas em risco. Tudo registrado e postado na internet. Alguns vídeos mostram situações tão improváveis nas estradas – para não dizer bizarras ou assustadoras – que a câmera no carro passou a ser medida fundamental de segurança para os russos. Há até quem finja ter sido atropelado para receber algum dinheiro!

Falando em dicas de segurança, veja essas dicas para evitar roubo de estepe.

Você já adquiriu alguma? Conte pra gente essa experiência!

+ O que fazer em caso de roubo ou furto do carro?