Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Faltou sinal amigo? Esse caminhão mostra se a ultrapassagem é segura

Safety Truck utilizando sistema desenvolvido pela Samsung para ultrapassagem com mais segurança

Faltou sinal amigo? Esse caminhão mostra se a ultrapassagem é segura

Você está lá dirigindo seu carro na estrada, alta velocidade, curtindo o clima. De repente, você se vê atrás de um caminhão e precisa ultrapassar ele. Como fazer isso com segurança?

Bom, se o caminhoneiro for camarada, ele vai dar algum sinal de mão ou seta, indicando que é seguro realizar a ultrapassagem. Se ele for mais camarada ainda, vai ter um caminhão transparente, deixando que você mesmo veja as condições da pista à frente!

Bom, claro que esse caminhão não é nenhuma bruxaria ou truque de mágica. Mas sim um presente da tecnologia, que conta com uma tela na parte traseira que televisiona tudo o que se passa por uma câmera, acoplada na parte dianteira do veículo.

 

O sistema do Safety Truck da Samsung funciona com uma câmera na frente do caminhão, que indica em telas na parte traseira se a ultrapassagem é segura

O sistema, que mostra em tempo real o que acontece na estrada, foi apresentado pela Samsung. Dispõe de uma tela formada por quatro displays, o que garante que a luz do sol não seja um empecilho na visão do mesmo, gerando também bastante eficiência energética para que possa ser visto mesmo sem estar colado na traseira do caminhão.

Por enquanto a ideia do Safety Truck está sendo desenvolvida na Argentina, e a marca de eletrônicos espera que o equipamento seja aplicado em estradas ainda este ano. A ideia da Samsung é usar a tecnologia para reduzir os altos índices de acidentes nas estradas, onde ultrapassagens são ainda um dos maiores fatores de batidas.

É provável, no entanto, que a ideia fique apenas no campo da conscientização, já que não traz muitos benefícios financeiros para as transportadoras – mesmo mantendo seu carro seguro e a situação nas estradas muito mais humanas.

Quer ver como essa tecnologia funciona na prática? Confira o vídeo abaixo:

Esse caminhão facilitaria bastante fazer ultrapassagens na estrada. O que você achou da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!