Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Capacete airbag: união entre conforto e segurança

Capacete airbag parece invisivel

Capacete airbag: união entre conforto e segurança

Seja por calor, seja porque não quer estragar penteado, sabemos que muita gente que anda de moto não gosta de usar capacete. Ele é um item extremamente necessário para sua segurança, e não pode ser dispensado. Mesmo assim, muitas pessoas ainda sofrem ao utilizá-lo.

Até agora, pelo menos. Conheça: capacete invisível.

Já falamos aqui sobre o macacão para motociclista, que funciona como airbag. Mas, dessa vez, uma dupla de estudantes de design na Suécia inventou um projeto simples, porém genial e importante: Um capacete invisível com airbag.

As estudantes Terese Alstin e Anna Haupt desenvolveram uma ideia de um capacete invisível, que seria acionado somente no momento exato da queda. Após 7 anos de pesquisa e testes, o capacete inflável foi lançado ao mercado.
O acessório de segurança funciona assim: o colar-capacete invisível possui uma bateria e um giroscópio, que consegue identificar os movimentos característicos de quando o usuário está envolvido em um acidente. Após a identificação (que demora milésimos de segundos) um insuflador de ar é disparado, o que enche o airbag com gás hélio, ficando no forma da cabeça. Ou seja, quando você sofrer um acidente o capacete invisível irá inflar e te proteger na queda.

Por enquanto são os ciclistas que mais utilizam o equipamento. No entanto, é muito provável que a tecnologia seja aprimorada para uso em qualquer tipo de veículo, como motos.
O Hövding – nome do acessório – está disponível no mercado por aproximadamente 600 dólares, e funciona somente uma vez (assim como os airbags de carros).

Para mais segurança, seria bom contratar um seguro bicicleta.

+ Motivos para andar de bike