Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro blindado vale a pena? Confira as desvantagens

carro blindado vale a pena?

Carro blindado vale a pena? Confira as desvantagens

A violência urbana tem impulsionado cada vez mais o mercado de blindados no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), em 2013 o Brasil contava com mais de 10 mil carros com este tipo de proteção. Grande parte destes veículos está  na região Sudeste, mais precisamente em São Paulo, que detém 63,04% dos blindados brasileiros. Mas será que um carro blindado vale a pena?

+ Já pensou em blindar seu carro?

Atualmente, já se confere que 1 em cada 3 carros blindados são modelos pequenos e de passeio. Isso deve-se ao fato de que as placas de proteção estão mais leves e adequadas a carros menores.

E se você já pensou em blindar seu automóvel por questões de segurança, fique atento para algumas questões: nem tudo pode ser flores.

Carro blindado vale a pena? Veja os principais pontos

Peso

Quando se instala o sistema de blindagem em um carro, podem ser adicionados até 170 quilos ao peso total. Isso significa que o carro poderá gastar mais combustível, já que o esforço do motor passará a ser maior. Por isso recomenda-se que a blindagem seja instalada em carros com motores 1.8 ou mais.

Qualidade do serviço

Blindagem deve ser feita com empresas e profissionais altamente qualificados. É importante fazer uma espécie de vistoria antes e depois da instalação, já que o carro é quase que totalmente desmontado, podendo haver danos ou comprometimento da estética. Acompanhar o processo e exigir garantia é fundamental para a satisfação do cliente.

Seguro

O valor do seguro pode encarecer em até 40%. A justificativa dada pelas seguradoras é que a empresa gasta mais em casos de necessidade de conserto, exigindo uma manutenção com mão de obra especializada. Veja aqui como funciona o seguro para carro blindado.

Mecânico

O peso adicionado aos vidros e portas poderá desalinhar as rodas e desbalancear os pneus, fazendo com que o proprietário tenha que visitar o mecânico mais vezes. Saiba mais sobre o balanceamento dos pneus no nosso post.

Gasto com revisão

Muitos proprietários não sabem que é necessário fazer manutenção das placas de blindagem periodicamente, mais precisamente de seis em seis meses. Isso porque todo carro com blindagem precisa de revisão na lubrificação das canaletas, ajuste da máquina dos vidros, ajuste da forração das portas e no nivelamento.

Por isso, antes de fechar negócio com uma empresa de blindagem, verifique todos os prós e os contras para que no futuro seu investimento não se transforme em uma tremenda dor de cabeça.