Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro de acidente? 5 jeitos de saber se um carro se envolveu em acidente

carro de acidente. imagem: duas kombis próximas.

Carro de acidente? 5 jeitos de saber se um carro se envolveu em acidente

Quando pensamos em comprar um carro, bate logo aquela preocupação de investigar tudo sobre o automóvel para evitar ter prejuízos depois. De fato, é necessário tomar uma série de cuidados. Entre eles, buscar conhecer as condições do veículo, como está o motor, o funcionamento das peças. A gente até faz o test drive, dirige por algumas ruas, para “sentir” se está tudo ok, não é verdade?

Depois observa a lataria e até dá uma olhada na documentação. Só que é difícil, de imediato, quando o veículo não é zero quilômetro, identificar o real histórico a ponto de saber se o carro já passou por uma batida ou até acidentes mais graves. Mas existem alguns indícios que você precisa conhecer e que podem te ajudar a descobrir um pouco mais sobre o veículo. Acompanhe.

 1 Irregularidade na pintura

Ainda que os vendedores tentem disfarçar na medida do possível, olhe o carro atentamente. Observe, sobretudo, cantos e aquele espaço rente às borrachas. Veja se a pintura está uniforme, se existem tintas diferentes ou até uma parte mais brilhante que outra. Faça isso em local bastante iluminado.

Falando em cor do carro, veja como mudar a cor do veículo.

2 Alinhamento

Se o carro passou por uma colisão, ele estará irregular de diversos modos. Vale checar se o capô está desalinhado, as portas regulares, até mesmo o para-choque e se a distância entre a porta e a lateral é maior em cima do que na parte debaixo.

+ Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

3 Vidro trincado

Se você chegar a identificar algum trinco no vidro, por menor que seja, pergunte ao vendedor qual foi o problema. Talvez tenha ocorrido a queda de um objeto pequeno, nada demais. Mas uma colisão também deixa esse tipo de marca. Inclusive, não esqueça de contratar a cobertura de vidros do seguro auto.

4 Quadro estrutural

Quando a batida é bem forte, inevitavelmente o quadro estrutural sofre alterações, comprometendo a segurança. Por esse motivo, observe se existem irregularidades nos faróis e nas rodas, que podem estar desalinhadas. Mesmo quando um carro já passou por reparos, é possível identificar alguns indícios nesse aspecto.

5 O estado dos faróis

Vale a pena conferir, também, se um dos faróis parece ser mais novo do que outro. Repare nos formatos e nas cores. Enquanto os faróis novos são mais transparentes, quanto mais antigos mais amarelados se tornam (veja aqui como diminuir farol amarelado).  Pode haver diferença entre um e outro, e isso seria mais um indício de que o carro tenha se envolvido em uma colisão.

Está certo que essas informações podem revelar apenas que esse é um carro não tão novo assim e por isso já passou por algumas situações comuns, como precisar de uma pintura, uma troca de faróis, um alinhamento qualquer.  Mas é sempre bom estar atento a cada detalhe e buscar o maior número de informações possíveis antes de adquirir seu novo carro.

Observe atentamente esses detalhes. Esperamos que tais dicas te sejam úteis. Boa compra! E não esqueça de cotar o seguro do carro novo aqui na Bidu: temos diversas opções para proteger seu veículo.