Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O carro que dirige sozinho e enxerga no escuro

O futuro chegou: Audi lança carro que dirige sozinho

O carro que dirige sozinho e enxerga no escuro

Aqueles filmes futuristas que assistíamos na nossa adolescência nunca pareceram tão reais quanto nos dias de hoje. A tecnologia andou a passos largos e a cada ano novas surpresas dão as caras no mercado dos transportes.

Se você é apaixonado pelas novidades do mundo automotivo, a bola da vez em 2017 é o Audi Q7, lançado no Brasil em setembro, com valores a partir de R$417.290,00.

O utilitário de luxo vem em versões para 5 ou 7 pessoas, com espaço interno de sobra e desempenho agressivo graças ao motor a diesel.

Direção autônoma

Um dos grandes diferenciais do Audi Q7 é seu modo de direção autônoma até 65km por hora. Com essa tecnologia, o motorista pode relaxar e fazer outras coisas quando estiver em um congestionamento e o carro se encarrega de, sozinho, acompanhar o tráfego. Ele freia, acelera e faz curvas sem precisar do comando do motorista. Se o automóvel passar dos 65km por hora, o modo autônomo é desligado.

Contudo, o sistema semiautônomo emite um sinal sonoro a cada dois minutos para que o motorista coloque as mãos no volante, provando que está atento ao trânsito. Caso o sinal seja ignorado, o carro para e o funcionamento do motor é cortado.

Essa foi a maneira encontrada pela Audi de se eximir de quaisquer problemas no trânsito por direção imprudente ou eventuais acidentes que podem ocorrer. Por isso, o sistema é chamado de semiautônomo.

Por conta dessa nova tecnologia, o Código Brasileiro de Trânsito deverá passar por mudanças em breve. Atualmente, nele, está previsto que o motorista deve permanecer o tempo todo com as duas mãos no volante. O condutor que for pego dirigindo com apenas uma mão pode levar uma multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação por infração grave.

Em alto e bom som

O sistema de som do Audi Q7 também não fica atrás na hora de surpreender. Com 19 alto-falantes, incluindo SubWoofer e 558 Watts de potência, o sistema de áudio é assinado pela Bose, uma das marcas mais renomadas do mundo no segmento de som.

O utilitário também se sobressai no quesito economia de combustível. Por ser um veículo pesado e de design quase nada aerodinâmico, o automóvel bate os 15,6 quilômetros por litro, com autonomia superior a 1.300km com 85 litros de diesel na estrada.

Mesmo com tudo para ser um veículo que gasta muito, ele pode te deixar surpreso. O modelo é mais econômico do que qualquer outro carro da sua categoria.

Visão além do alcance

Para complementar o time de inovações do Audi Q7, o sistema Night Vision vem para auxiliar o motorista em viagens durante à noite.

O sistema vem resolver o problema de pouca visibilidade à noite. Através de um painel batizado de Virtual Cockpit, é mostrado ao motorista os obstáculos na pista com até 300 metros de distância de forma iluminada.

A tecnologia funciona por meio de uma câmera infravermelha, que reage ao calor e o converte em imagens. O sistema é útil para evitar atropelamentos e acidentes com animais que costumam invadir a pista.