Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O carro ferveu? Veja o que fazer

O carro ferveu?

O carro ferveu? Veja o que fazer

Uma das panes mais perigosas que pode acontecer enquanto você está dirigindo é o seu carro ferver. É perigoso pois o superaquecimento do motor pode causar danos severos ao veículo e até iniciar um incêndio (e aí é importante ter um extintor de incêndio no veículo na data de validade).

Mas você sabe o motivo do motor ferver? E como agir nessa situação? Fique tranquilo: acompanhe no blog o que fazer caso seu carro esquentar demais.

 


 

 

Pensando em seguro? Faça uma cotação online agora mesmo e veja preços e coberturas das melhores seguradoras do Brasil

Seguro Auto Online

 

 


Porque o motor ferve?

O motor do carro pode esquentar demais por vários motivos. Os principais são: problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda do líquido de arrefecimento que, geralmente, é causado por vazamentos na mangueira ou no radiador.

Tudo isso é piorado em dias muito quentes, devido às altas temperaturas ajudar no superaquecimento. Outro fator que pode piorar no superaquecimento são congestionamentos muito grandes, que forçam demais o motor.

Para evitar que isso aconteça, é importante você sempre fazer uma revisão no seu carro. As revisões periódicas podem identificar problemas no carro que, consertadas com antecedência, podem evitar acidentes e panes. Não sabe por onde começar a revisão? Temos um post dando dicas para a revisão veicular.

Como saber se meu carro está esquentando?

Bom, é necessário que você sempre fique de olho no painel do carro, pois é lá que você saberá a temperatura do carro e vai perceber caso ele esquente demais. A maioria dos carros tem dois sistemas para avisar que o motor está a ponto de ferver: o ponteiro de temperatura, que indica qual a temperatura do motor no momento, e uma luz vermelha com símbolo de termômetro, que acende quando a água do radiador está quente demais. No mais, você também vai ouvir que o barulho do motor está diferente.

Caso você não se atentar a esses sistemas, a coisa pode ficar mais grave: se você não perceber antes que o carro está esquentando, pode começar a sair fumaça do motor. E aí é hora de parar no hora e chamar um especialista!

O carro ferveu, e agora?

Separamos algumas dicas do que fazer se as coisas esquentarem demais:

– Pare o carro! Não é indicado andar com o motor muito quente: a qualquer momento ele pode causar um incêndio no veículo. Então, assim que conseguir, estacione o carro em um lugar seguro.

– Se perceber que o motor está esquentando e não conseguir estacionar imediatamente, ligue o ar quente na máxima potência. Parece não fazer sentido né? Mas faz. O ar quente irá ajudar a drenar o calor do motor e te dará um pouco mais de tempo para encontrar um lugar seguro para estacionar. Mas cuidado: esse ‘truque’ não vale se o carro estiver no nível máximo de aquecimento.

– Conseguiu estacionar? Agora você deve levantar o capô do carro, para ver como está a situação do motor e ajudar a esfriá-lo. Porém, não faça isso se estiver saindo fumaça do carro, nesse caso espere ele esfriar sem abrir o capô. E nunca, jamais, em nenhuma circunstância tenha a ideia de abrir a tampa do radiador. Isso não ajudará em nada e te dará graves queimaduras. Então, não faça isso.

– Colocar água fria no motor superquente também não é uma boa ideia. A mudança brusca de temperatura pode danificar o motor. E os gastos com isso serão altos depois.

– O indicado é esperar o motor esfriar e contatar a sua seguradora para rebocar seu carro para a oficina mais próxima, já que contará com assistências de guincho e reparos mecânicos. Se você não tiver um seguro auto, ligue para algum serviço de reboque e vá até um mecânico (mas saiba que os gastos com isso serão salgados. Viu, quem disse que não se economiza tendo seguro auto?). Geralmente, o carro esfria em meia hora.

No mecânico, a causa do superaquecimento do carro será diagnosticada e logo o conserto será feito. Caso seja um problema mais sério no motor, você precisará trocar a peça.

Você sabia que a assistência do seguro auto pode ajudar você com problemas mecânicos e elétricos do seu carro? Conheça mais do assunto e proteja o seu veículo.

Nessa situação, não tente ser super-herói! Espere a ajuda de um profissional. E conte sempre com o seu seguro: ele sim poderá te salvar. Faça uma cotação de seguro auto agora mesmo 🙂