Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro novo ou seminovo: 9 dicas práticas para quem vai comprar um

Você fez o seu planejamento financeiro e sabe que é o momento certo para comprar um carro. Se estiver interessado em um modelo específico, provavelmente já pesquisou muito e sabe tudo sobre os atributos. Tudo pronto! Agora só falta decidir se vai comprar um carro novo ou seminovo.

Imagem de veículos para ilustrar post sobre carro novo ou seminovo

A decisão de comprar um carro novo ou seminovo não é fácil. Mas algumas dicas podem ajudar na hora da escolha.

Essa decisão deve considerar alguns aspectos como custo benefício e, claro, conveniência. Quer saber o que precisa ser colocado na balança quando for comprar um carro novo ou seminovo? Vamos te ajudar!

Vou comprar um carro: o que eu preciso saber?

Carros sempre são sinônimos de independência e liberdade. É claro que tudo tem um custo. Por isso, planejamento financeiro é fundamental. Mas, é possível manter todas as contas em dia e ainda usufruir do conforto de ter um carro à disposição.

Antes de chegar até o momento da compra, quem pretende adquirir ou trocar de carro, deve pensar em todos os custos envolvidos como o pagamento de impostos como o IPVA, documentação, combustível, estacionamento e manutenção preventiva.

Sabemos que é possível economizar bastante para manter um carro e que a contratação de um seguro ideal para o seu perfil, pode lhe ajudar a encontrar o melhor custo benefício.

Para isso, conte com a Bidu para fazer uma cotação de seguro auto.

Além disso, é sempre preciso avaliar as melhores opções de pagamento e considerar os juros que incidem no financiamento. É importante também conhecer as outras modalidades como leasing e consórcio.

E, por que não, pensar em pagar à vista? Se comprar um carro é um objetivo a médio ou longo prazo, existem investimentos ideais que podem ajudar qualquer pessoa a acumular a quantia na medida do sonho.

Você já colocou tudo isso na ponta do lápis e está no momento certo da compra? Então vamos falar sobre o as vantagens e desvantagens de adquirir um carro novo ou seminovo.

Carro novo ou seminovo?

O futuro comprador, provavelmente, já pesquisou bastante sobre o modelo do carro que mais lhe interessa. Mas, as dúvidas começam a aparecer quando é necessário pensar se vale mais a pena investir em um carro novo ou seminovo.

Para quem não quer se preocupar com manutenção, o carro 0km é sempre uma opção. Entretanto, o seminovo também pode estender ao novo proprietário a garantia de fábrica e ainda custar bem mais barato.

Se o motorista gostar de ficar em dia com tecnologia de ponta, o modelo novo pode cair como uma luva. Mas, em contrapartida, os veículos seminovos dão a chance de comprar um carro mais equipado com itens que encareceriam muito o custo do 0km.

Existem outras questões que precisam ser consideradas no momento de comprar um carro novo ou seminovo. Vamos ver a seguir quais são:

O que eu preciso saber antes de comprar um carro novo?

Além do cheirinho de carro novo, quem investe em um modelo 0Km sabe que está levando para casa a segurança de que não terá gastos adicionais com manutenção. Isso acontece por conta da garantia de fábrica. Entretanto, o período dessa cobertura pode variar de acordo com a montadora.

É bom ficar atento. Para usufruir da garantia, normalmente, exige-se que a manutenção programada seja realizada na mesma concessionária de compra do veículo.

Outra despreocupação está relacionada à documentação do veículo. Ela já vem toda regularizada, sendo necessários apenas os gastos com emplacamento, IPVA e licenciamento.

Mas, quem optou por comprar um carro 0km precisa considerar a depreciação que o veículo sofre logo ao tocar o asfalto. Geralmente, essa desvalorização pode chegar até 30% nos três primeiros anos.

O que eu preciso saber antes de comprar um carro seminovo?

Para quem está de olho em um seminovo, nada melhor que testar o carro que pretende comprar. É de fundamental importância fazer o test drive e checar com atenção alguns itens.

Preferencialmente, quem está interessado em comprar um carro seminovo, deve ir acompanhado de seu mecânico de confiança quando for testar o veículo.

Algumas concessionárias trabalham com o test drive que pode ser estendido por alguns dias. Essa é uma excelente oportunidade de avaliar todos os requisitos do veículo com mais calma.

Entretanto, se isso não for possível, veja quais são os itens que você deve ficar atento:

  • No momento da partida: se o carro demora para responder;
  • Condições da direção, câmbio, pedais;
  • Pneus: eles podem indicar se houve fraude no hodômetro do veículo;
  • Acessórios quando não são de fábrica;
  • Número do chassi: ele precisa ser igual em todo o veículo. Ele está presente no motor, assoalho e vidros.

E, antes de chegar até o local onde pretende realizar a compra, pesquise o preço na tabela Fipe. Assim, você consegue ter uma média com relação ao valor de mercado do veículo.

Garantia de fábrica

Outro ponto com relação ao seminovo é que, dependendo do prazo de garantia de fábrica, o novo proprietário ainda pode usufruir dela.

Depreciação

Enquanto os carros novos sofrem com a depreciação, os seminovos podem usar esse quesito a seu favor, para se tornarem opções mais em conta.

Cuidado com os carros de leilão

Os carros vendidos em leilão, em média, apresentam um preço mais barato, que pode ser até 30% menor. Isso se deve, pois esses veículos são oriundos de quatro situações:

  • Bancos: nos casos de inadimplência de financiamento, as instituições bancárias podem leiloar o veículo para cobrir prejuízos acarretados com a operação;
  • Seguradoras: carros que sofreram algum tipo de sinistro, considerando acidentes, roubos e furtos;
  • Frota: veículos que eram pertencentes à frota de empresas;
  • Pessoa física: pessoas que escolhem o leilão como forma de vender o carro e conseguir um valor mais justo.

Fique atento! Embora os valores dos veículos de leilão sejam mais atraentes, o futuro comprador não tem a oportunidade de fazer qualquer checagem no veículo. Isso pode esconder a necessidade de consertos com valores mais elevados.

Check list com as 9 dicas práticas para a compra de um carro novo ou seminovo

Já vimos que existem muito fatores a serem considerados quando o assunto é adquirir um carro novo ou seminovo.

Para ajudar nessa decisão, separamos um check list com as ações práticas que não podem ficar de fora antes, durante e depois da compra:

Check list Novo Usado
Fazer pesquisas sobre o preço e modelo (internet, mídia especializada e junto a pessoas conhecidas)
Pesquise na tabela Fipe as variações de preço do veículo
Faça as contas: considere os gastos que terá com impostos, licenciamento e combustível
Faça test drive
Leve o seu mecânico de confiança para uma avaliação do veículo
Verifique o histórico da documentação do veículo
Analise o Índice de Manutenção Veicular (IMV), que mede o impacto dos custos envolvidos na manutenção e troca de peças
Compre o veículo de local idôneo
Faça a cotação do seguro auto com uma corretora para encontrar o melhor custo benefício

Com esse check list em mãos, se você optar pela compra de um carro 0Km ou seminovo, terá a certeza de que fará um bom negócio.

Venda de carros 0 km e usados tem retomada em 2017

Boa notícia para quem estava adiando a compra do carro novo ou seminovo. O ano de 2018 promete superar o momento de estagnação de vendas e reaquecer o mercado.  As quedas nos índices de inadimplência e a retomada da confiança devem impulsionar a economia brasileira, que já começa a dar sinais de recuperação.

Após quatro anos de quedas, a venda de veículos novos esboçou um leve aumento de 9,23% em 2017, segundo dados apresentados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os números representam 2.239.403 emplacamentos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

A estagnação econômica foi um dos grandes motivos para que o mercado de veículos sofresse com os baixos índices de crescimento. O ano de 2016 é considerado pelos especialistas como o pior ano da crise com 2,05 milhões de unidades vendidas.

A expectativa para o ano de 2018 é que a venda de automóveis novos cresça na casa de 12%.

O ano de 2017 também foi positivo para o mercado de seminovos, com um aumento de 6,5%, com relação ao ano de 2016, segundo a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO).

Para a entidade, que reúne lojistas multimarcas de todo o Brasil, o resultado mostra que as vendas devem ser retomadas de forma progressiva, com resultados que devem ser crescentes também ao longo de 2018.

Após sair com o seu carro novo ou seminovo, lembre-se de fazer o seguro auto.

Cotação online Seguro Auto