Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro Para Viajar: Como Escolher?

Dicas para escolher o melhor carro para viajar.

Carro Para Viajar: Como Escolher?

Dicas para escolher o melhor carro para viajar.

Gosta de viajar de carro? Saiba o que considerar para comprar o melhor carro para viajar.

Gosta de viajar de carro ou está planejando comprar um carro para realizar suas viagens? Saiba como escolhê-lo de acordo com suas necessidades para pegar estrada!

Em primeiro lugar, saiba tudo certinho sobre as viagens que irá realizar com o veículo, como: destino, épocas do ano e quantas pessoas irão. Esses fatores, além de muitos outros, são essenciais para saber o tipo de carro que você irá escolher para seus próximos passeios.

Por isso, temos algumas dicas para você escolher o melhor carro para viajar.

Quantas pessoas viajarão?

Para escolher o tamanho ideal para carros, é necessário saber quantas pessoas viajarão nele.

A maioria dos carros bons para viajar têm cinco lugares, mas no caso de longos trajetos, isso pode ser apertado ou desconfortável. Se quatro ou mais pessoas forem viajar, pode ser necessário ter uma SUV ou até uma van. O importante é que a viagem seja confortável para todos durante todo o percurso.

Qual o tamanho do porta-malas?

Não adianta contar o número de pessoas e não considerar a bagagem delas. O carro precisa comportar todo mundo e ainda as malas – e as compras, na volta da viagem. Isso significa que você pode precisar de um porta-malas bem grande, para ninguém ter que dividir espaço no banco com mochilas, sacolas e necessaires.

Ou seja, se você vai levar a família ou os amigos, você vai precisar de muito mais espaço no carro. Já se você for viajar sozinho ou só com um acompanhante, por exemplo, um carro menor com porta-malas pequeno comporta tudo.

Qual é o seu destino?

Cada destino pode exigir um tipo de carro diferente. Por exemplo, se você for andar por estradas de terra, é interessante pensar em comprar um 4×4 que esteja preparado para esse tipo de situação.

Se a sua viagem for para destinos urbanos, com passeios comuns em ruas asfaltadas, é possível optar por um carro mais leve que economize gasolina. Já se o destino for mais longe, pode ser válido pensar em carros esportivos, maiores e que aguentam maiores distâncias.

Logo, é essencial conhecer seu lugar de destino e o caminho até lá.

Quanto ao combustível

Na hora de escolher o carro para viajar, é importante saber qual combustível pode ser utilizado e qual é melhor para você. Carros à diesel, por exemplo, podem ser bem mais econômicos do que os movidos à gasolina, apesar de mais caros. Porém, o diesel ainda está proibido no Brasil para carros de passeio.

O etanol também pode ser uma opção para quem quer economizar dinheiro, mas percorre períodos menores sem abastecer. É necessário fazer as contas para ver qual deles vale mais a pena.

Além disso, vale a pena pensar na economia de combustível. Alguns carros consomem mais gasolina que outros. É necessário colocar na balança as outras exigências e encontrar um modelo que se enquadre ao seu orçamento e desejo.

E a potência do motor?

Isso depende muito das estradas que você irá pegar. Como a potência está fortemente ligada ao consumo de combustível, muitas pessoas acham que sempre a melhor escolha é um carro que consuma menos, mesmo que seja mais fraco. Mas esse pensamento nem sempre é correto, principalmente para os carros bom para viajar.

Para determinadas estradas e ruas, é necessário um carro mais potente para subir ladeiras, superar obstáculos na via e garantir a segurança de todos os viajantes. Além disso, a decisão do número de pessoas também influencia nessa hora. Um carro mais fraco não é a melhor escolha para transportar muito peso, como pessoas ou muita bagagem. Além disso, um carro 1.0, por exemplo, demora mais para acelerar e isso pode ser perigoso em casos de ultrapassagem na estrada.

É essencial encontrar um modelo que tenha o equilíbrio entre a potência que você precisa e o gasto de combustível que você espera.

Tração

A tração nas quatro rodas pode ser indispensável em carros para estrada de areia, terra ou até neve. Para evitar acidentes e derrapagens nessas situações, é importante que o carro tenha alta estabilidade.

Os SUVs e Pick-Ups costumam se destacar nesse quesito, graças a tração 4×4 de série. Além de garantir que você chegue em segurança ao seu destino, ela pode ser muito útil em momentos de imprevistos, como enchentes.

Existem também os carros com tração integral, que é semelhante à 4×4, porém fica sempre ligada e não existe a opção de trocar a tração dos eixos. Apesar da segurança, esse sistema acaba tendo um pouco de impacto no combustível.

Suspensão

Esse fator pode ser muito importante para os viajantes que forem pegar trechos off-road ou pistas mal conservadas, com buracos, terra e etc. Para esse tipo de estrada, é importante ter uma suspensão significativa.

Já para rodovias em bom estado, com asfalto inteiro e trechos estáveis, é indicada uma suspensão mais macia para dar conforto e estabilidade em caso de altas velocidades.

Segurança

Mesmo sendo necessário pensar nesse quesito em todos os outros tópicos, a segurança é tão importante em carros para viajar que devemos dar atenção apenas a ela. Além da beleza e do conforto, é preciso ter cuidado com fatores que garantem sua segurança durante a viagem. Tração, suspensão, peso do veículo, cuidado com o nível de gasolina… Todos esses são pontos que merecem cautela na hora de pegar estrada. Mas também têm outros componentes que aumentam a sua segurança, como freios ABS, airbags e controle de estabilidade.

Certifique-se de que todas essas características estão presentes no veículo que você usará para viajar, assim você pode chegar até seu destino confortavelmente. É aconselhável, ainda, levar o carro para revisão para ter certeza de que está tudo certo antes de partir.

Seguro Auto

Ter um seguro para seu veículo é um fator necessário para viajar em paz. Quando você utiliza muito seu carro para viajar, garantir que ele estará seguro em todos os trajetos que você fizer é essencial. Por isso é importante que você contrate um seguro que cubra longas distâncias e todos os tipos de sinistro, como pane seca, roubo, furto, acidentes e até perda total.

Cote seu Seguro Auto com a Bidu Corretora e viaje com muito mais tranquilidade.

Cotação de Seguro Auto