Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro sem bateria: 6 dicas para a bateria durar mais

Evite carro sem bateria: veja como fazer a bateria durar mais

Carro sem bateria: 6 dicas para a bateria durar mais

Muitos motoristas já passaram por essa situação: esqueceram o rádio ligado e se depararam com um problema – o carro sem bateria. Acessórios eletrônicos, como rádios, alarmes, os componentes elétricos no geral consomem bastante. Outro exemplo bem comum é quando se esquece alguma luz acesa. É descarga de bateria na certa.

Talvez você não saiba, mas carro parado também gasta bateria. Se você ficou muito tempo sem utilizar o veículo, se saiu de férias por longo período, ou mesmo um mês, por exemplo, provavelmente já passou pela situação. Quando finalmente vai dirigir seu carro, ele não sai mais do lugar. Não é assim?

Isso ocorre porque embora o carro estivesse desligado, não foram desligados os terminais dos cabos das baterias. É por isso que muita gente quando sai de férias e deixa o carro na garagem sempre pede para alguém dar partida no carro de tempos em tempos.

Como nem sempre dá para prever alguns transtornos que podem acontecer no trânsito, manter a bateria carregada é algo que dá para fazer e por isso listamos algumas dicas para você.

Como evitar ficar com o carro sem bateria

  • Não deixe o carro desligado por mais de 20 dias. Caso seja necessário, desconecte os cabos da bateria.
  • Para a manutenção, não se esqueça de colocar água destilada a cada três meses.
  • Verifique a capacidade da bateria antes de instalar mais acessórios no veículo. Se vai trocar o aparelho de som, talvez seja necessário escolher peças com mais capacidade.
  • Não dê partida no carro com o farol ligado. Isso puxa muito a carga de bateria. Na hora de ligar o carro, desligue todos os dispositivos de energia elétrica.
  • Ao desligar o carro, antes de sair do veículo, retire a frente do rádio. Mesmo em stand by, há consumo de bateria.

No modo geral, uma bateria deve durar entre dois e três anos. Mas isso quando todos os cuidados são tomados pelo proprietário.

Se estiver sem bateria no carro, vale lembrar de ler o manual. Embora seja comum o proprietário decidir fazer “chupeta”, aquela ligação entre a bateria arriada e a bateria de outro veículo – dependendo do carro essa ação pode causar ainda mais prejuízos. Se for sua única opção, veja como fazer chupeta no carro lendo nosso post.

Assim, a sugestão é procurar um técnico mecânico de confiança, pois o profissional possui equipamentos próprios para isso e vai verificar também o alternador.

Se você tem mais alguma dica, compartilhe com a gente. Além disso, saiba que um seguro auto pode te ajudar bastante se ficar sem bateria no carro. Faça uma cotação de seguro auto e proteja seu veículo!

+ Falando em bateria, veja como fazer a bateria do celular durar mais