Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é carro sinistrado? Vale a pena comprar?

Você deve saber que os carros sinistrados costumam custar bem mais baratos do que um carro novo e semi-novo, não é mesmo?! Mas o preço não é o único ponto que você deve levar em consideração na hora de escolher seu próximo carro.

E é justamente sobre o veículo sinistrado que vamos falar nessa postagem.

imagem com uma miniatura de carro e homem para explicar o que é carro sinistrado

Você sabe o que é carro sinistrado?

O que é sinistro?

O termo “sinistro” refere-se a ocorrência que você sofra e estejam previstas na sua apólice. Em outras palavras, sinistro é a situação em que você precisa acionar as coberturas do seu seguro.

Por exemplo, um belo dia você se envolveu em um acidente de trânsito que resultou em uma perda total do seu carro. Com isso, você acionou a seguradora para resolver seus problemas, já que tinha contratado um seguro com coberturas contra colisão. Em resumo, isso é um sinistro.

 

Mas afinal, o que é carro sinistrado?

O carro sinistrado é um veículo que sofreu um sinistro, ou seja, o seguro já foi acionado para fazer a cobertura de algum dano. Geralmente, esse termo é usado para descrever carros que sofreram perda total e parcial.

A perda total é aquela em que 75% do seu veículo foi danificado, enquanto a parcial é abaixo de 75%.

Por exemplo, muitos tipos de seguros básico com proteção de roubo e furto só tem coberturas para casos de perda total do carro. Ou seja, se roubarem seu veículo e desmancharem apenas metade dele, você não vai ter a indenização.

Por esse e outros motivos é sempre bom conversar com a sua corretora de seguros para entender as coberturas que você está contratando.

 

Veículo recuperado de sinistro vale a pena?

Ficou na dúvida se vale a pena compra um carro com sinistro? A primeira coisa de ter em mente é que o veículo sinistrado pode apresentar diversas avarias, o que diminui o tempo útil que você vai passar com esse caro.

Além disso, há outros pontos que você deve ficar atendo antes da compra.

Qual a origem dos carros com sinistros?

Você sabia que a maioria dos carros de leilões são modelos com sinistro? Isso acontece porque as seguradoras, após recuperarem os carros que sofreram acidentes, furtos ou roubos, não conseguem colocar esses veículos de novo no mercado, então uma forma é oferecer em leilões.

Comprar um carro sinistrado só é uma boa se você tiver a constatação que ele realmente está em bom estado, porque por exemplo, os carros batidos podem apresentar diversos danos que comprometem seu funcionamento.

Para isso, é recomendado que você vá conhecer esse carro sinistrado junto com um mecânico ou outro especialista que possa ajudar você a identificar se vale a pena ou não de maneira mais rápida e experiência profissional.

Porém, muitos leiloeiros deixam apenas ver o veículo, sem a possibilidade de ligar o carro para saber se está funcionando mesmo.

Carros sinistrados fazem seguro?

Outro ponto dos carros sinistrados é que dificilmente você vai conseguir fazer um seguro. Isso acontece porque as seguradoras veem esse tipo de veículo com alto risco, ou seja, mais chances de precisar do seguro.

Se o veículo é aceito, a indenização dele será menor. Isso porque o valor do mercado é menor do que o correspondente da tabela FIPE, então nada mais justo do que a indenização por perda total também seja.

Geralmente há duas opções de seguros que podem aceitar. A primeira é o seguro básico contra roubo e furto, que tem uma cobertura menor do que os seguros mais completos.

O segundo é é considerado um seguros piratas. porque o órgão fiscalizador de seguros (nesse caso, a SUSEP) não reconhece como autorizado.

Com tudo isso, recomendamos você levar em consideração todos os pontos citados antes de comprar um carro sinistrado.

 

Que tal comparar o seguro do seu carro em até 8 seguradoras? É só fazer uma simulação de seguro auto em até 30 segundo totalmente grátis.