Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carro autônomo promete maior segurança

Carros autônomos: saiba mais sobre a segurança deles no Blog da Bidu Corretora!

Carro autônomo promete maior segurança

Ultimamente, empresas da área de tecnologia vem investindo em formas de dar maior autonomia para máquinas e veículos: sim, segundo muitas empresas, em breve será comum vermos  nas ruas, em vias públicas, veículos autônomos sem motorista. Já pensou, estar parado no trânsito, olhar para o lado e ver um carro sem ninguém dirigindo? Uma das grandes empresas que investem em sistemas de direção é o Google.

Um dos primeiros testes de carro autônomo, ou seja, um carro sem motorista, realizados pela empresa foi o self-driving car. Chamados de “carro do Google”, o veículo não é necessariamente da empresa (o do vídeo acima é um Toyota Prius, por exemplo). A inovação mesmo está no sistema de dirigibilidade que é implantado no veículo. A empresa procura sempre utilizar modelos modernos e com viés ecológico para fazer seus veículos autônomos.

Entre os diversos benefícios citados pelo Google, os mais interessantes estão inseridos na questão do aumento da eficiência dos veículos, com uma aceleração mais uniforme e funcionamento mais preciso – tornando os carros mais eficientes. Além disso, o self-driving car possibilitaria um aumento na segurança no trânsito, tendo em vista que a maioria dos acidentes são causados por fatores humanos.

O carro autônomo pode ser controlado por humanos também, ao apertar um enorme botão vermelho entre os bancos dianteiros, que funciona como um liga/desliga do sistema.

Carros autônomos: botão vermelho funciona como chave de desligamento do sistema.

100% carros autônomos

Outro modelo, dessa vez totalmente construído pelo Google, é  o protótipo totalmente autônomo para dois passageiros. O veículo não possui volante e pedais, e é conduzido unicamente através de software que recebe as informações através de sensores.

A dianteira do carro é totalmente concebida para oferecer mais segurança aos pedestres, com um material macio semelhante a espuma no lugar do amortecedor, e um para-brisas mais flexível, que pode ajudar a reduzir lesões em caso de acidentes.

O veículo, por ser totalmente autônomo, pode ajudar pessoas com deficiências motoras e visuais, que se encontram impedidas de dirigir um carro comum.

Outra empresa que também está investindo na construção de carros autônomos é a Baidu, gigante de tecnologia chinesa. A Baidu quer produzir seu próprio veículo inteligente e pretende que ele fiquei pronto em 2018.

Os testes dos carros autônomos da Baidu já começaram em 2014, mas eles pretendem intensificá-los cada vez mais. Os testes são feitos nos Estados Unidos, onde fica o escritório de tecnologia automotiva da empresa.

Carro autônomo é mais seguro?

Carros seguros: protótipo do Google tem aparência de desenho animado e sensores. A aparência de desenho animado dos carros autônomos projetados pelo Google esconde sensores e câmeras, que conduzem o veículo de forma segura.

Apesar da capacidade de controle 100% autônomo, os carros da Google devem ter, obrigatoriamente, pedais e volantes para algum caso de emergência.

Ainda não da para comparar totalmente o nível de segurança entre carros autônomos e manuais. No entanto, sabemos que os principais motivos de acidentes de trânsito hoje em dia são causados por falha humana, e não mecânica. Sendo assim, podemos deduzir que veículos autônomos podem trazer maior segurança para condutores e reduzir drasticamente os índices de mortes e ferimentos no trânsito.

Além disso, com uma redução grande no índice de acidentes, os valores de seguros tendem a diminuir, já que não contarão com esse sinistro específico.

Em algumas cidades dos Estados Unidos, o carro autônomo já está sendo utilizado pelas pessoas. E você, o que acha sobre os carros autônomos? Você andaria em veículos que se “dirige sozinho”? Deixe seu comentário!

+ Confira o Uber sem motorista