Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os carros com manutenção mais cara do Brasil?

Imagem de motor de carro para ilustrar post sobre carros com manutenção mais cara do brasil

Quais são os carros com manutenção mais cara do Brasil?

Comprar um carro é um momento de bastante reflexão. Além de pesquisar sobre os atributos como conforto e segurança, quem está pensando em comprar ou trocar de veículo, deve consultar também os custos futuros que terá com reparos mecânicos. Para facilitar essa comparação, existe um ranking que aponta os carros com manutenção mais cara do Brasil.

A análise considera a troca de peças e os custos com mão de obra. Quanto mais alto o índice, maior o custo de reparação. Vamos ver agora quais são os carros com manutenção mais cara do Brasil:

O que é o Índice de Manutenção Veicular?

O Índice de Manutenção Veicular (IMV) funciona como um agente de comparação relacionando custo e tempo de reparo. Entre os modelos de veículos que estão hoje no mercado.

Conduzido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), esse ranking funciona como um guia para que consumidores encontrem os modelos de carros com custos de manutenção mecânica mais em conta. Dessa forma, auxilia para uma tomada de decisão mais consciente.

O IMV também orienta os preços no mercado de serviços mecânicos. Ele serve como um balizador para as seguradoras, que o utilizam como um referencial a respeitos dos custos envolvidos em caso de sinistro (quando há a necessidade de reparar um veículo segurado).

A classificação do ranking varia entre 10 e 60 pontos. Sendo que quanto maior a pontuação, mais cara é a reparação do modelo.

Os testes realizados pelo Cesvi incluem dois tipos de manutenção. A preventiva, que considera a troca obrigatória de peças e, também a preditiva. Ela consiste na reparação de peças que apresentam problemas relacionados ao desgaste natural do carro.

São analisados os componentes de rodagem e segurança, que devem ser acompanhados nos primeiros 100 mil Km rodados. A partir daí, são somados todos os custos com substituição dessas peças. Além de acrescidos dos respectivos cálculos relacionados à mão de obra.

Veja a relação dos carros com manutenção mais cara do Brasil

Montadora Modelo Versão Índice de Manutenção Veicular
VOLKSWAGEN GOLF GTI 2.0 TSI 52
VOLKSWAGEN NOVO JETTA 2.0 TSI 49
CHEVROLET S10 LS 2.4 FLEXPOWER 41
CHEVROLET SPIN LT 1.8 8V ECONO.FLEX 38
CHEVROLET SPIN LTZ 1.8 8V ECONO.FLEX 38
CHEVROLET SPIN ADVANTAGE 1.8 38
CHEVROLET CRUZE SEDAN LT 1.8 16V ECOTEC FLEX AUTOMÁTICO 38
CHEVROLET CRUZE SEDAN LTZ 1.8 16V ECOTEC FLEX AUTOMÁTICO 38
CHEVROLET CRUZE SPORT6 LT 1.8 16V ECOTEC FLEX AUTOMÁTICO 37
VOLKSWAGEN NOVO JETTA 2.0 TOTALFLEX 37
VOLKSWAGEN GOLF HIGHLINE 1.4 TSI 37
FORD FOCUS TITANIUM POWERSHIFT 2.0 FLEX 33
FORD FOCUS HATCH TITANIUM PLUS 2.0 AT 33
CITROËN C4 LOUNGE 1.6 16V THP EXCLUSIVE AUT. GAS. 31

Fonte: Cesvi

Conheça também a lista dos carros com menor valor de manutenção do mercado.

O custo de manutenção impacta no valor do seguro auto dos carros com manutenção cara?

O IMV é das referências usadas no mercado para balizar o valor do seguro auto. O veículo que tiver uma boa classificação no Índice de Manutenção Veicular, tem propensão a ter um valor de seguro mais vantajoso.

Entretanto, muitas questões são consideradas no momento de estabelecer o valor de um seguro como idade do motorista, cidade em que reside, entre outros quesitos. Para facilitar a busca por um seguro auto, que proporcione o melhor custo benefício, conte com uma corretora.

Converse com a Bidu e peça a cotação para o seu seguro auto.

Conheça nosso post sobre 12 dicas para não estragar o carro e as melhores opções de carros com o melhor custo benefício.

Além de conferir nossa lista sobre os 10 carros mais baratos para consertar.