Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carros com menor custo de manutenção

Imagem de mecânico medindo o óleo para post sobre carros com menor custo de manutenção

Carros com menor custo de manutenção

Cada vez que seu carro vai para a oficina, o impacto no seu bolso é alto? Quando for trocar de veículo, pode ser uma boa ideia procurar saber quais são os carros com menor custo de manutenção.

Imagem de mecânico medindo o óleo para post sobre carros com menor custo de manutenção

Ao planejar comprar um automóvel, um dos principais fatores que norteiam a escolha de uma pessoa é, evidentemente, o preço.

Contudo, esse é apenas o investimento inicial. Haverá gastos com impostos, combustível, possível seguro, e… manutenção.

Não há como evitar o gasto com o IPVA, e comprar combustível é necessário para poder trafegar com o veículo. Do mesmo modo, a manutenção regular é essencial para o bom funcionamento do veículo e para a segurança dos ocupantes.

Veja aqui a importância da manutenção preventiva de carros.

Manutenção de carros

Quando um carro dá problema, os custos são altos. A manutenção envolve não apenas a mão-de-obra do mecânico, mas também acessórios e peças de reposição.

É claro que, se o automóvel for importado, a soma de dinheiro gasta para conseguir as peças de reposição será maior.

Mas, mesmo para quem tem carro nacional, a vida não é fácil. Dependendo da marca e do modelo, a conta pode sair alta.

Por isso, a escolha correta do veículo na hora da compra pode trazer considerável economia mais à frente. Logo, vale a pena pesquisar os carros com menor custo de manutenção.

Como avaliar os custos de manutenção?

Para orientar os consumidores (e as seguradoras), foi criado em 2015 o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Esse índice vai de 10 a 60 – quanto maior o IMV, maior o custo de manutenção do modelo.

Para calcular o IMV, são computados os custos de manutenção de peças e componentes para os quais se recomenda a substituição após 100 mil quilômetros.

Entre esses componentes estão correias, cabos, freios, pneus, embreagem, filtros de óleo, velas, limpadores de para-brisa, etc.

Fazendo essa análise para cada modelo, calculando o preço das peças, e incluindo o custo da mão-de-obra para substitui-las, chega-se ao IMV.

Note que o que é avaliado aqui é o custo de manutenção normal de um veículo. Ou seja, não está sendo levado em conta o custo para consertar um veículo que tenha sofrido um acidente – essa é outra estória.

A lista dos carros com menor custo de manutenção…

Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), que faz o levantamento do IMV, os carros com manutenção mais barata do Brasil em 2017 foram:

Todos esses modelos ficaram empatados em primeiro lugar, com IMV de 20.

… e a lista dos carros com maior custo de manutenção

Por outro lado, pode ser interessante conhecer os “lanternas” da lista, ou seja, os carros com maior custo de manutenção do Brasil. De acordo com o IMV, eles são:

  • Volkswagen Golf 2.0
  • Volkswagen Jetta TSI 2.0
  • Chevrolet S10
  • Chevrolet Cruze 1.8
  • Chevrolet Spin 1.8

O Golf 2.0, “campeão” dessa lista, atingiu um IMV de 52.

Agora que você conhece um pouco da manutenção desses carros, descubra os veículos com o seguro mais caro e o mais barato. Saiba mais sobre as coberturas do seguro auto e faça uma cotação online.

E comprar um carro zero, o preço ainda compensa?