Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Joguinho? Montadoras já lançam carros primeiro no videogame

Carros saem primeiro em videogame do que nas ruas

Joguinho? Montadoras já lançam carros primeiro no videogame

videogame Enduro AtariPara quem cresceu jogando Enduro no saudoso Atari, parece até mentira ver jogos como Gran Turismo 6, Forza Motorsport ou os demais games de automobilismo da nova geração. Mas não é só de gráficos incríveis e quase reais que são feitas essas franquias de jogos: cada vez mais, empresas como Mercedes-Benz, Peugeot e Volkswagen estão utilizando-os como plataformas de teste para seus carros conceitos.

Você pode até estranhar que isso possa ser algo sério, mas os jogos de corrida hoje em dia não são mais um simples “acelerar e apertar direita-esquerda”. A física empregada nos games atuais é cada vez mais realista, o que possibilita exercer uma série de testes que podem muito bem simular a utilização dos carros no mundo real.

Para você ter uma ideia, o jogo Project CARS, com lançamento programado para dia 08/05, tem um motor que calcula a física em 600 VEZES POR SEGUNDO. Além disso, mais de 85 mil pilotos foram analisados para uma simulação mais próxima do real em questões como frenagem, controle do volante, comportamento da suspensão e demais outros pequenos detalhes dispostos no veículo.

Acredite ou não, mas esse é um carro do novo jogo de videogame Project CARS

Acredite ou não, mas esse é um carro do novo jogo Project CARS

Outros games do gênero de simulação automobilística como Assetto Corsa e RaceRoom, também disponibilizam gráficos espetaculares com uma física robusta, o que torna a experiência de jogar um simples videogame quase semelhante à experiência de pilotar um carro de verdade, em pistas, climas e diversas condições que simulam o real.

Toda essa tecnologia permite que montadoras realizem testes com veículos conceitos – muito antes até de criarem seus protótipos físicos. Antes de ser apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles 2014, o conceito Volkswagen GTI Roadster foi testado por diversas pessoas… diretamente do sofá, já que foi disponibilizado primeiramente no game Gran Turismo 6 (franquia reconhecida como precursora do realismo automobilístico nos consoles).

Carros tem aspecto quase real em videogame como o Assetto Corsa Carros tem aspecto quase real em games como o Assetto Corsa

Na esteira da apresentação de conceitos em games, a Peugeot vem com o Vision Gran Turismo – carro de 875cv, que alcança 100 km/h em menos de 2 segundos. O projeto será lançado para o Gran Turismo 6, mas ainda não tem previsão para qualquer lançamento físico do protótipo.

AMG Vision GT, o carro que a Mercedes-Benz lançou para o videogame Gran Turismo 6

AMG Vision GT, o carro que a Mercedes-Benz lançou para o videogame Gran Turismo 6

Claro que nem só de carrão é que são feitos os jogos de corrida. Modelos mais populares como Volkswagen Golf e ou Chevrolet Onix fazem sua parte, garantindo uma dirigibilidade quase real dos veículos. (inclusive realizamos cotações de seguro para esses carros, que sairiam por R$ 6.285,19 e R$ 3.523,79, respectivamente. Para as cotações, utilizamos um perfil de homem com 30 anos, casado e morador de São Paulo que usa o carro para trabalhar).

Testes de veículos em um ambiente virtual podem gerar maior conforto e segurança para as montadoras. Por permitir condições, física e valores reais dentro de um ambiente virtual, os técnicos das empresas podem ficar de olho no desempenho dos mesmos, avaliando se o veículo é seguro, econômico, ou em quais tipos de terreno tem melhor desempenho.

Confira abaixo um vídeo que faz uma breve comparação entre um carro real e a simulação realizada no Project CARS, em um percurso do Circuito de Silverstone:

 

Falando em games, você já teve um autorama?