Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carros mais confiáveis

Imagem de veículos para ilustrar post sobre carros mais confiáveis

Carros mais confiáveis

Não adianta nada o seu carro ser bacana, confortável e cheio de acessórios se ele te deixa na mão quando você mais precisa. Então, na hora da compra, vale a pena procurar pelos carros mais confiáveis.

Ninguém está livre

Todo automóvel dá defeito em algum momento, isso é claro. É por isso que as pessoas contratam seguros automobilísticos, para acionar na eventualidade de algum evento indesejável.

Desde problemas que podem ser considerados secundários, como avarias no sistema de ar condicionado, até os mais graves, que impedem a circulação do automóvel. Nenhum carro está livre de defeitos.

A ocorrência desses problemas está ligada a fatores como a idade do veículo e o uso que se faz dele. Ambos contribuem para o desgaste de componentes do carro.

No entanto, se o seu carro passa mais tempo na oficina mecânica do que na sua garagem, ou se vive dando problema nos momentos mais inoportunos, ele não está entre os carros mais confiáveis do mercado.

Trocando de marca

Alguns modelos podem ter maior tendência a apresentar certos defeitos ao longo do tempo.

Em alguns casos, a decepção com o automóvel adquirido é tão grande que a pessoa acaba por desistir de um modelo. Ou até mesmo de uma marca.

Em pesquisa recente, mais da metade dos motoristas afirmaram ter perdido a confiança em alguma montadora, tendo decidido mudar de marca.

Como encontrar os carros mais confiáveis?

Essa não é uma tarefa tão simples, pois, como dissemos acima, há vários fatores que influem na “confiabilidade” de um veículo.

A Associação Proteste fez uma pesquisa com proprietários de automóveis a respeito dos problemas observados em seus veículos nos últimos 12 meses.

A pesquisa avaliou a eficiência mecânica dos automóveis, as ferramentas de segurança e a frequência da ocorrência de problemas habituais.

Os modelos foram então classificados conforme a pontuação atribuída a cada um, de zero a 100.

Japoneses na frente

As montadoras japonesas Honda e Toyota confirmaram sua credibilidade alcançando os três primeiros lugares na lista dos carros mais confiáveis.

Em quarto, ficou o Fiat Palio, popular aprovado pelos brasileiros e mais em conta do que as primeiras opções da lista. Isso mostra que carros mais confiáveis não significam necessariamente carros mais caros.

Veja abaixo a lista dos carros mais confiáveis do Brasil:

1 – Honda Civic

2 – Toyota Corolla

3 – Honda Fit

4 – Fiat Palio

5 – Ford Fiesta

6 – Ford Focus

7 – Fiat Siena

8 – Volkswagen Fox

9 – Renault Clio

10 – Chevrolet Astra

E o custo da manutenção?

Mesmo os carros mais confiáveis que existem apresentam problemas de vez em quando. Para minimizar isso, é importante a manutenção regular do veículo.

É claro que o custo dessa manutenção regular varia conforme o modelo, de acordo com a disponibilidade de peças para reposição e outros fatores.

Agora, se você está pensando em adquirir um automóvel, que tal dar uma olhada na lista dos carros com menor custo de manutenção.

+ Como funciona o airbag?