Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quais são os carros mais seguros?

carros mais seguros

Quais são os carros mais seguros?

Comprar um carro exige uma avaliação minuciosa de vários itens e a segurança deve ser uma delas. Muitos motoristas ainda optam por modelos mais simples por conta da economia, mas eventuais acidentes e danos acabam mostrando que, muitas vezes, o barato pode sair bastante caro. Além, claro, de colocar vidas em risco constante. Por isso é importante ficar de olho em carros mais seguros.

No Brasil, em 2014, foi sancionada uma lei que torna obrigatória a presença do sistema de freios ABS e airbag frontal em todos os veículos novos comercializados e fabricados no Brasil.

Já o programa Latin NCAP, que realiza testes de colisão e segurança veicular em modelos vendidos na América do Sul, avalia a eficácia destes equipamentos e demais itens de segurança oferecidos pelas montadoras. Mais de 50 carros já foram testados pela entidade desde 2010 e graças a estes testes foi criado um ranking, no qual os modelos são classificados por estrelas e pontuações. No teste, os automóveis são submetidos a impactos frontais e laterais e são observados o nível de equipamentos de segurança e a presença ou ausência de avisos para o uso correto dos dispositivos.

Confira o ranking dos 10 carros mais seguros, segundo o Latin NCAP.

Carros mais seguros – Ranking

1°) Volkswagen Golf

Foi o único da lista a possuir sete airbags (duplo frontal, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista). Vem com controles de estabilidade e de tração e sistema Multicollision Brake, que freia o veículo após detectar uma colisão, diminuindo os danos.

2°) Honda HR-V

Líder de vendas no ano passado entre os utilitários esportivos, o modelo tem controles de estabilidade e tração, airbags laterais na versão topo ELX e sistema que liga o pisca alerta três vezes ao pisar fortemente no pedal de freio, além de um assistente de partida em subida.

+ Seguro HR-V

3°) Toyota Hilux

Produzida na Argentina, a picape se saiu bem no teste de proteção de crianças graças aos seus  Sistemas de Retenção Infantil (SRI), três airbags, cinto de três pontos para todos os ocupantes e ancoragens Isofix.

+ Seguro Hilux

4°) Jeep Renagade

Vem com os controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa. Um de seus grandes diferenciais é o Panic Brake Assist, sistema que aciona o freio ao máximo nas rodas em uma situação de emergência, mesmo que condutor não tenha pisado tão forte no pedal.

+ Seguro Jeep Renegade

5°) Honda City

O sedã vem com airbags laterais e de cortina e sensor de ré com câmera multivisão, que auxiliam no quesito segurança.

6°) Toyota Corolla

Chega equipado com cinco airbags (duplo frontal, dois laterais e para o joelho do motorista). O único problema no modelo é a ausência dos controles de estabilidade e de tração, que serão adicionados futuramente.

+ Seguro Corolla

7°) Honda Fit

Com airbags laterais dianteiros para motorista e passageiro apenas na versão topo EXL. Tem também câmera de ré multivisão e um pino de segurança para tapete do condutor.

+ Seguro Honda Fit

8°) Volkswagen UP

A novidade mais acessível da VW oferece o sistema ESS (Emergency Stop Signal). De série, dispõe de alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança e do sistema Isofix, novidade em carros econômicos.

+ Seguro UP

9°) Ford Focus Hatch

Equipado com controles de estabilidade e tração, auxiliado pelo Sistema de Estabilidade Preventivo, que prevê e evita situações de risco considerando a velocidade do carro e o giro do volante. A versão topo Titanium Plus tem freio automático percebe que ele se aproxima rapidamente do veículo à frente, além de sistema de estacionamento automático.

+ Seguro Focus

10°) Volkswagen Jetta

Vem dois airbags laterais, sensor de estacionamento e Isofix. O modelo Highline ganhou airbags de cortina, controles de estabilidade e tração e assistente de partida na subida.