X

Carros mais seguros em 2018

Veja o ranking dos carros mais seguros

Comprar um carro exige uma avaliação minuciosa de vários itens. A segurança deve ser uma delas. Muitos motoristas ainda optam por modelos mais simples por conta da economia. Mas eventuais acidentes e danos acabam mostrando que, muitas vezes, o barato pode sair bastante caro. Além, claro, de colocar vidas em risco constante. Por isso é importante ficar de olho em carros mais seguros.

No Brasil, em 2014, foi sancionada uma lei que torna obrigatória a presença do sistema de freios ABS e airbag frontal em todos os veículos novos comercializados e fabricados no Brasil.

O programa Latin NCAP, que realiza testes de colisão e segurança veicular em modelos vendidos na América do Sul, avalia a eficácia destes equipamentos e demais itens de segurança oferecidos pelas montadoras.

Mais de 50 carros já foram testados pela entidade desde 2010. Graças a esses testes, foi criado um ranking. Nele, os modelos são classificados por estrelas e pontuações.

No teste de 2018, os automóveis são submetidos a impactos frontais e laterais. Com o impacto são observados o nível de equipamentos de segurança e a presença ou ausência de avisos para o uso correto dos dispositivos.

Confira a avaliação dos carros mais seguros de 2018, segundo o Latin NCAP.

Avaliação dos carros mais seguros de 2018

Veja abaixo algumas avaliações sobre carros que foram testados pelo Latin NCAP para definir os carros mais seguros de 2018.

1°) Volkswagen Virtus

Ocupando a primeira posição no Ranking do Latin NCAP, o Virtus levou nota máxima em crash test. Por isso, ele é considerado o carro mais seguro do Brasil. O modelo levou cinco estrelas para proteção tanto de adulto quanto de criança.

Os airbags frontais e laterais, assim como o de tórax, do Virtus demonstraram proteção aos passageiros boa ou adequada nos testes realizados. A estrutura do veículo durante os testes foi considerada estável.

O Virtus também recebeu um prêmio do Latin NCAP. O prêmio é dado aos veículos que possuem sistema de frenagem autônoma. Ou então para aqueles que levam em consideração, no projeto da dianteira, a redução dos casos de atropelamento.

2°) Mitsubishi Eclipse Cross

Entre os carros mais seguros de 2018 está este SUV recém lançado no Brasil. O Eclipse Cross tem um tamanho médio para um SUV e recebeu cinco estrelas pela proteção dos adultos. Já na categoria proteção das crianças, ele ganhou três estrelas de acordo com a avaliação da Latin NCAP.

Um dos motivos que fez o Eclipse Cross não ganhar mais do que três estrelas na proteção infantil foi a inexistência de um dispositivo que desative o airbag do passageiro.

3°) Chevrolet Cruze

Produzido na Argentina, este sedã ganhou quatro estrelas na proteção e adultos e também de crianças. O carro teve sua estrutura considerada como estável de acordo com a avaliação da Latin NCAP.

Também é considerado um dos carros mais seguros, mesmo tendo a proteção do tórax do motorista considerada “marginal”.

4°) Fiat Toro

O Fiat Toro levou quatro estrelas nas proteções de adulto e criança de acordo com a avaliação dos carros mais seguros de 2018.

Um dos pontos negativos foram os airbags lateriais, que não existem no carro e, por isso, não cumpriram seu papel no impacto lateral. A proteção de tórax do motorista também não foi considerada boa.

5°) Ford Ka Hatch/Sedã

Levando três estrelas na proteção de adulto e quatro na proteção infantil está o Ford Ka.

O Ford Ka teve sua proteção de tórax lateral considerada fraca pelo Latin NCAP, mesmo tendo apresentado melhorias em comparação a últimas avaliações.

6°) Chevrolet Onix/Prisma

O Chevrolet Onix/Prisma levou três estrelas tanto da proteção de adulto quanto na infantil na avaliação dos carros mais seguros de 2018.

Os dois modelos do compacto não possuem airbag lateral em nenhuma de suas versões. Por isso, apresentou proteção fraca em impacto lateral de adulto. A segurança das crianças teve como ponto fraco a sinalização Isofix fora do padrão e também a falta de dispositivo para desativar o airbag do passageiro.

7°) Renault Sandero

Na avaliação dos carros mais seguros do Brasil de 2018, o Renaut Sandero ganhou apenas uma estrela na proteção de adulto. Já na proteção de criança ele obteve três estrelas.

A estrutura do Sandero foi a responsável pela nota baixa, pois foi considerada instável. Em relação a proteção do tórax do motorista, os testes deram como resultado “pobre”, tanto no impacto frontal como lateral.

8°) Nissan March

O modelo levou uma estrela para proteção adulta e duas para proteção infantil de acordo com a avaliação do Latin NCAP.

O compacto da marca japonesa foi considerado “instável” por conta de sua estrutura. A proteção para tórax e joelho do banco da frente foi considerada baixa. A proteção infantil, o carro não teve bom desempenho de alguns assentos recomendados, além das ausência do Isofix.