Carros mais visados para roubo

Imagem de veículo sendo furtado para post sobre os carros mais visados para roubo

Carros mais visados para roubo

Um dos fatores que norteia o preço de seguros contra roubo de automóveis é justamente a probabilidade da ocorrência do furto. Por isso, os seguros para os carros mais visados para roubo são mais caros.

Essa probabilidade de furto é do interesse direto de quem vai adquirir um veículo. Afinal, ninguém quer passar pela experiência de ter seu automóvel surrupiado.

Além disso, o custo do seguro de um carro visado para roubo pode fazer a pessoa mudar de ideia quanto ao modelo do carro a ser adquirido.

O que torna um carro visado para roubo?

A quantidade de veículos em circulação é um fator que atrai a atenção dos bandidos.

Se há muitas unidades de determinado modelo circulando nas ruas, certamente a necessidade de peças de reposição para esse modelo será alta.

+ Carros mais roubados em São Paulo

Sabendo disso, os criminosos se concentram no roubo desse modelo. Pois com isso têm a certeza de que seus parceiros dos desmanches terão interesse em comprar as peças do veículo roubado, para revenda no mercado ilegal.

Estatísticas de roubo de carros

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 60 segundos, aproximadamente, um carro é roubado no Brasil.

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) traz esses dados em seu site.

No entanto, a estatística dos carros mais visados para roubo não pode ser feita apenas por números absolutos de ocorrências. Como dissemos antes, há muitas unidades de um modelo nas ruas.

Logo, o número de roubos desse modelo tende naturalmente a ser maior.

Assim, para poder mensurar de modo realista o roubo de veículos no Brasil, foi desenvolvido o Índice de Veículos Roubados (IVR).

O IVR é calculado dividindo o número de ocorrências de furto/roubo de um modelo pelo número total de veículos segurados desse modelo na região dos furtos.

A lista dos carros mais visados para roubo

Mesmo com o IVR, é difícil fazer um ranking dos carros mais visados para roubo. Ainda vários parâmetros a serem considerados.

O IVR pode ser filtrado por região e por categoria: carros nacionais, importados, de passeio, motos, caminhões, etc.

O que apresentamos aqui é uma lista de alguns carros nacionais de passeio mais visados para roubo no Brasil em 2017. Observe que a maior parte dos carros abaixo é de modelos considerados populares.

Como se precaver

Sempre é preciso tomar alguns cuidados com qualquer veículo, especialmente em cidades onde o índice de criminalidade é alto.

Mas se você possui ou utiliza algum dos modelos da lista acima, o cuidado deve ser redobrado. Os ladrões podem estar de olho no seu carro.

Medidas como a instalação de alarmes e travas e cuidados ao chegar em casa, estacionar ou mesmo ao cruzar a rua em certos locais e horários podem ajudar.

Um seguro contra roubo é sempre recomendável, principalmente nos grandes centros urbanos. Se o seu veículo segurado foi furtado, mantenha a calma e veja aqui como proceder.

E para saber mais sobre seguro, conheça os tipos e o que eles cobrem.