Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Ford lança carros para impressora 3D

Aí você pode dar uma corzinha nele. Sério.

Ford lança carros para impressora 3D

Enquanto a Ford ainda perde na lista dos carros mais vendidos no Brasil, nos Estados Unidos eles são pioneiros em um novo nicho: réplicas de carros em 3D. Sério: por 39 dólares, você pode comprar um Focus 2016 e imprimí-lo em sua impressora 3D. Uma revolução na criação de modelos de carros.

Funciona assim: através de uma parceria com a agência de design em 3D, Turbo Squid, a Ford envia um arquivo, que você abre no seu computador e imprime usando o material de sua preferência (e claro, que sua impressora 3D permita). Você pode comprar uma versão mais cara, que já é pré-impressa, ou num arquivo que precisará ser interpretado pela impressora, mais barato. Como é só um arquivo eletrônico, você pode comprar aqui no Brasil também. O único problema é você já ter a impressora 3D.

Inclusive, você já viu uma impressora 3D em ação? Olha esse vídeo, do site PCMag, que mostra o processo com uma réplica do Yoda, de Guerra nas Estrelas:

Para além da curiosidade, por que isso é relevante? Vamos pensar assim: se a Ford consegue projetar e enviar miniaturas dos seus carros para você fazer uma impressão 3D em casa, nada impede que no futuro eles enviem peças e componentes do carro, também para impressão. Claro que isso demandaria uma evolução das impressoras 3D, mas o impacto seria enorme no preço da manutenção dos carros. Com a manutenção mais barata, também fica mais barato o seguro do carro.

Ford Fiesta Modelo em 3D

Além da impressão 3D, a Ford também disponibiliza na sua loja modelos em 3D para usos em apresentações, sites, softwares e até videogames de corrida. Legal, não?