Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe quais são os melhores carros para instalar GNV?

Seja pela economia no combustível ou pela qualidade de ser menos poluente, o Gás Natural Veicular (GNV) têm despertado o interesse dos brasileiros. É uma alternativa de combustível ao álcool e à gasolina. E o que muitos querem saber é quais são os melhores carros para instalar GNV.

Imagem de carro abastecendo para ilustrar texto sobre melhores carros para instalar GNV

Além de conhecer os melhores carros para instalar GNV, é importante conhecer o investimento da instalação.

A autonomia do GNV é muito boa. Ela pode, de fato, gerar uma economia para o motorista que estiver interessado por esta opção. Existem modelos de carros com mais vantagens que outros na hora de instalar o GNV.

Conheça os melhores modelos de carro para instalar GNV. Entenda quais são os melhores para converter para esta alternativa de combustível e também saiba a seguir os passos que os motoristas têm que considerar antes de realizar a mudança para o GNV.

Instalação de GNV

A princípio, o GNV pode ser instalado em qualquer automóvel movido à combustão. Para isso é necessário fazer a conversão do carro a partir de um kit. Esse kit inclui um cilindro para o armazenamento do GNV e um sistema para transportar o combustível até o motor.

Por conta desse kit, alguns aspectos devem ser avaliados:

Espaço

O item deste kit que mais ocupa espaço no veículo é precisamente o cilindro. Existe a possibilidade de alocar o cilindro em uma parte interna do porta-malas ou mesmo embaixo dele, na parte externa do carro. Ambos os locais ocupam um espaço considerável.

Dependendo do tamanho do veículo, você poderá instalar um tamanho diferente de cilindro, resultando em mais ou menos combustível. Em carros mais compactos, o cilindro pode comprometer totalmente o espaço de carga do porta-malas.

Peso

Também o peso do cilindro pode influenciar na autonomia do veículo. Considera-se que este peso é equivalente ao de outro passageiro. Carros com motores de baixa potência (1.0) podem sair na desvantagem nesse quesito, pois exigem mais do motor para rodar com o cilindro do combustível e, dessa forma, fica mais difícil economizar.

Quais são os melhores carros para instalar GNV?

Se você quer saber sobre os melhores carros para instalar GNV, saiba que veículos do tipo sedã saem na frente. Com a traseira estendida, os sedãs se destacam por terem mais espaço de carga, além de motores mais robustos que os compactos.

De qualquer forma, não todos os sedãs que são bons carros para instalar GNV. É preciso estar atento aos veículos sedã 1.0. O peso do cilindro também deve ser considerado, como dissemos anteriormente. Procure veículos que possuam motores com potência entre 1.5 e 1.8.

As minivans também estão entre os melhores carros para instalar GNV. Modelos mais recentes possuem formas de estender a parte traseira do veículo para comportar mais do que cinco passageiros. Com isso, é possível ter mais espaço para a instalação do kit GNV.

Outros modelos que podem ser vantajosos são os SUVs. Por terem a carroceria mais elevada, alguns desses veículos permitem a instalação do GNV na parte inferior do carro.

Um contraponto, no entanto, é justamente a posição do cilindro. Mesmo sendo regulados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para serem resistentes, os cilindros do lado de fora apresentam um risco. Para evitar qualquer problema, ele precisa ser checado com maior frequência do que os kits instalados no interior do veículo.

As vantagens de instalar GNV no seu veículo

Além de conhecer quais são os melhores carros para instalar GNV, entenda também quais são suas vantagens.

Nos últimos meses, o GNV voltou a ser relevante entre motoristas brasileiros. A greve dos caminhoneiros que parou o país em maio deste ano fez com que muitos motoristas buscassem uma alternativa ao álcool e à gasolina.

O grande problema da greve foi o abastecimento nos postos e, como consequência, dos demais veículos. O GNV, diferente dos demais combustíveis, não é transportado por caminhões mas sim por dutos, direto da refinaria.

Atualmente, pouco mais de 1500 postos no Brasil têm o GNV disponível, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o que é suficiente para a demanda atual. Por outro lado, os estados do Acre, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins ainda não possuem locais para abastecimento com o combustível.

Outro fator que vem sendo determinante para os motoristas buscarem a alternativa do GNV é o econômico. Praticamente em todos os locais onde o combustível está disponível, o preço é mais barato do que a gasolina e o álcool.

O rendimento do GNV mostra-se 20% maior em relação à gasolina e 50% maior em relação ao álcool, além de ser menos poluente do que ambos. É importante saber como calcular o consumo do combustível para poder compreender o tamanho da economia.

Instalação do GNV deve ser encarada como investimento

Se você já entendeu quais são os melhores carros para instalar GNV, vamos agora falar sobre o investimento necessário.

Mesmo apresentando uma série de vantagens, as etapas de conversão para GNV precisam ser colocadas na ponta do lápis, antes de o motorista efetivar a troca.

O custo para a instalação do GNV oscila entre R$ 3 e R$ 5 mil reais, segundo a Abegás. Nos veículos em que o cilindro só pode ser instalado na parte externa, por exemplo, a conversão é mais cara, por conta de peças para reforçar onde o cilindro é colocado.

A vistoria do veículo e outras taxas extras devem ser consideradas também. Estas, no entanto, variam de acordo com o estado. Em São Paulo, por exemplo, a vistoria pode custar cerca de 200 reais.

Lembre-se também do seguro de carro com GNV tem um valor um pouco maior.

Para poder abater esses custos em poucos meses, o motorista deve circular bastante. Dessa forma, motoristas que usam o veículo profissionalmente são os maiores beneficiados nessa conversão. Entre eles estão os motoristas de aplicativos, taxistas e outros profissionais autônomo.

Para os motoristas que utilizam o carro apenas para passeio a vantagem do GNV pode levar mais tempo para ser compensada.

Segurança deve ser levada a sério

Por ser um combustível que é armazenado em alta pressão, é necessário fazer a conversão do veículo para GNV apenas em oficinas e concessionárias autorizadas pelo INMETRO.

Uma vez instalado, também recomenda-se que o motorista fique do lado de fora do carro quando estiver abastecendo, como medida preventiva. Mesmo os relatos de explosão serem bastante raros, isso é um risco. Na maioria dos casos em que isso ocorre, porém, é porque o kit GNV não foi instalado por uma oficina credenciada ou a manutenção adequada não foi realizada.

Ao possuir um veículo com GNV, o motorista deverá realizar uma vistoria ao menos uma vez por ano. Os cilindros de GNV também devem passar por avaliação de suas condições a cada cinco anos.

Sempre leve o veículo, desde a sua conversão, para um local credenciado. Verifique junto à concessionária se eles possuem oficinas parceiras.

Dependendo do modelo do veículo ou a forma como a conversão é feita, você poderá perder a garantia do automóvel. Isso acontece pois a instalação do GNV altera as propriedades do veículo. Dessa forma, é necessário se certificar sobre essas condições antes de partir para a alternativa do Gás Natural Veicular.

 

Última atualização em 27/11/2018