Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Carros para mulheres

Imagem de mulher dirigindo para ilustrar post sobre carros para mulheres

Carros para mulheres

Será que existem carros para mulheres? A resposta mais curta é não. Quando as montadoras criam novos carros eles não focam em um único gênero como alvo para não limitarem suas vendas. Geralmente os modelos são desenvolvidos para agradar tanto o público masculino quanto o feminino.

No entanto, segundo pesquisas, as mulheres representaram 50% dos consumidores que compram carros no Brasil. Elas também influenciam em até 90% na hora da aquisição de um novo automóvel para o casal ou para a família.

Com esses dados aumentando anualmente, a indústria automobilística busca formas de aproximar mais o sexo feminino de seus produtos. As marcas tem apostado em desde de novidade no design, em diferentes acessórios e em até variação de cores.

O que as mulheres querem em um carro

As mulheres hoje não querem apenas um carro bonito, elas fazem parte da fatia de clientes que são exigentes. Ter um espelho para retocar a maquiagem pode ser útil, mas não é o essencial. Carros para mulheres vão além dos acessórios.

Elas aparentam ser mais racionais na hora da compra. Além disso, estão em busca de modelos com segurança, que sejam compactos porém com espaço no porta malas e espaço para cadeirinha. Elas também se preocupam se é possível mudar a posição do banco na hora de dirigir.

Entre outros critérios na hora da busca por um novo automóvel, as mulheres também querem saber sobre os custos com a manutenção, combustível, IPVA e seguro.

Algo que é essencial ou deve ser levado bastante em consideração é a direção hidráulica ou elétrica. Por serem mais leves, acabam sendo preferência entre as mulheres.

Modelos de carros para mulheres

Alguns modelos acabaram caindo no gosto de muitas brasileiras e ganharam o rótulo de carros para mulheres. Um deles é o Citroën C3. Ele é compacto, porém com grande espaço interior.

O Honda Fit também é um deles. Pela praticidade de movimentação dos bancos, facilitando transporte de grandes objetos como cadeirinhas e bicicletas. Já o Ford Ka já foi considerado um dos carros para mulheres por ser compacto, caber em qualquer lugar e ser econômico. Já o Citroën C4 Picasso e o Meriva possuem o apelido de “carros de mãe”.

Estereotipar carros é algo muito comum no Brasil. Não existem apenas os com rótulos para mulheres. Mas tem inúmeras categorias como o Corolla é considerado “carro de classe média”, o Honda Civic como “carro de executivo”, o Fox Pepper como “carro de playboy”, entre outros títulos.

Com ou sem rótulo, o fato é que os automóveis não são mais “assunto de homem”. Ainda em menor escala, há mulheres que gostam de carros rápidos, esportivos e não se importam com o tamanho do porta mala, querem algo que combine com seu estilo.