Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seu celular pode monitorar como você dirige? A resposta é: sim

Monitora de direção pelo celular

Seu celular pode monitorar como você dirige? A resposta é: sim

Uma empresa dos Estados Unidos começou a analisar dados de direção de carros em 2008. Isso é algo que as seguradoras fazem constantemente e todos sabem. Mas por que essa informação em específico é interessante pra você? Porque ela fez isso usando dados de aplicativos instalados nos celulares dos condutores. (Quer saber se você tem algum app deles instalado? A maioria é voltada ao mercado internacional, mas veja essa lista para ter certeza!).

Depois de analisar pouco mais de um bilhão e seiscentos quilômetros dirigidos em dados acumulados via celular, veja quais conclusões eles chegaram:

  • Mulheres dirigem melhor que homens (coisa que a Bidu já tinha te contado antes);
  • Alguns motoristas são mais propensos que outros a correr no trânsito;
  • Acelerações bruscas seguidas de brecagem, dirigir a noite e andar muito rápido são os maiores precursores de acidentes de trânsito;

A companhia acredita que esse método de rastreamento seja mais comum no futuro, com o crescimento do número de carros conectados e das tecnologias móveis. Hoje em dia, muitas seguradoras tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil utilizam rastreadores para acompanhar a direção do usuário. A instalação de rastreadores, aliás, torna o seguro auto mais barato. Utilizar smartphones no lugar desses aparelhos poderia baratear ainda mais o seguro, com mais dados para as seguradoras e chegando, quem sabe, a um seguro popular. Tudo isso, claro, num futuro um pouco mais distante.

No mundo todo, já existem seguradoras utilizando aplicativos para esse fim. Um exemplo é a AAMI, da Austrália. O seu aplicativo, Safe Driver, faz um diagnóstico da direção do segurado de acordo com a velocidade, brecagens, acelerações e fadiga, dando uma nota que vai de 0 a 100. No Brasil, um bom exemplo de uso das funcionalidades do celular é o Safety Sight, aplicativo da seguradora Sompo Seguros. Assim como o Safe Driver, ele também avalia a direção do usuário, além de outras funções, incluindo a de caixa preta: ativa um gravador em caso de impacto ou freada brusca.

Só lembre de não usar o celular enquanto dirige. Não vá fazer uma barbeiragem dessas, levar multa e ainda correr risco de se envolver em um acidente!

+ Você acredita que até 2020 carros inteligentes serão a maioria?