Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Tem cheiro de combustível no interior do veículo? Fique atento!

imagem do interior de um carro com a legenda: cheiro de combustível no interior do veículo

Tem cheiro de combustível no interior do veículo? Fique atento!

Todo carro tem cheiro de combustível no interior do veículo, certo? Errado! Ou melhor, nem sempre! É claro que o odor característico de cada automóvel depende de diversos fatores.

Um deles é o ano, o modelo, a marca, o tipo de combustível utilizado, mas é sempre bom estar atento, pois combustíveis são líquidos inflamáveis e, se o odor for forte, pode ser sinal de risco de explosão.

Na dúvida, procure um bom mecânico de confiança para ficar tranquilo(a) de que não há anormalidades em seu veículo, e investigue o cheiro de combustível no interior dele. Uma outra dica importante é fazer uma boa manutenção no veículo, periodicamente.

Mas, pesquisamos e encontramos algumas possibilidades para explicar este cheiro forte de combustível no interior do veículo, que você pode estar sentindo.

Cheiro de combustível no interior do veículo

Tampa de abastecimento

Quando o frentista do posto de gasolina abastece seu carro, ele manuseia uma tampa, que pode sofrer danos tanto no gargalo quanto na borracha de vedação, ao introduzir o bico da mangueira.

Portanto, é bom averiguar se está tudo certo com a tampa do abastecimento e outras válvulas perto do bocal, que também podem sofrer danificações, travamento ou vazamento, provocando pressão no tanque. Por isso, é bom verificar este sistema de abastecimento completo.

Carro muito tempo parado

Se o carro permanecer muito tempo parado, o combustível evapora e o vapor pode entrar na cabine, provocando o odor. Mas isso não quer dizer que há, necessariamente, um vazamento.

+ Vazamento de óleo no carro?

No entanto, dentro do carro, o combustível passa por diversas tubulações. Então, é sempre bom ficar de olho e conferir se não há falha em algumas delas.

Transporte indevido de combustível

Caso alguém tenha transportado, dentro do automóvel, combustível em um recipiente que não esteja perfeitamente vedado, é provável que o cheiro fique dentro da cabine.

Isso porque o combustível é um líquido altamente volátil, ou seja, evapora rapidamente. O que pode apresentar algum risco.

Por isso, é bom procurar um especialista para saber qual a melhor forma de transportar combustível dentro do seu veículo. Outra dica, também, é seguir as recomendações de seguradoras de carro sobre este transporte.

Tanque

Quase todos os automóveis possuem, em sua grande maioria, um tanque de plástico especial em sua composição.

E é nele onde ocorrem a maior parte dos pequenos vazamentos, já que o plástico é um material flexível e suas vedações podem sofrer falhas, por isso. O módulo da bomba de combustível é a vedação que mais pode apresentar danos.

Danos estes, evitados com uma eficiente montagem do módulo, pois com uma montagem mal feita ou com uma manutenção sem os devidos cuidados, o sistema pode sinalizar falhas e provocar o cheiro de combustível de imediato.

Mangueiras

Em seu veículo, existem alguns tipos de mangueiras. Entre o motor e o tanque há três mangueiras principais, ou dutos, que podem estar com vazamento.

A mangueira de pressão também apresenta diversos engates para levar o combustível até os bicos injetores por meio de bombeamento. A mangueira de retorno é um duto de baixa pressão que retorna a sobra de combustível para o tanque.

E a mangueira de gazes conduz para um reservatório chamado “canister” e acumula os gases evaporados, para que sejam consumidos pelo motor enquanto está funcionando. Em cada uma delas pode haver algum tipo de falha.

É bom pedir ao mecânico que verifique. Inclusive, já postamos aqui uma matéria que fala sobre as causas do barulho do motor.

Sentiu cheiro forte de combustível? Procure logo resolver a causa!

Uma sugestão interessante é procurar o seu mecânico, de imediato, assim que você sentir cheiro de combustível no interior do veículo, e levá-lo ao posto para abastecer o carro, para que ele verifique melhor o possível vazamento.

Falando nesse assunto, veja as nossas dicas para economizar combustível.