Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

CNH suspensa e CNH cassada: quais são as diferenças?

Imagem do volante de carro com o texto: CNH Suspensa e CNH Cassada quais as diferenças?

CNH suspensa e CNH cassada: quais são as diferenças?

Pode causar confusão, mas ter a CNH suspensa e CNH cassada são consequências bem diferentes na realidade.

E você sabe o que as difere? Tem dúvidas? Fique com a gente que explicaremos todos os detalhes a você o que é cada punição.

CNH suspensa

Ocorre quando o motorista acumular 20 pontos ou mais na carteira no período de um ano. Através da soma dos pontos, a CNH é suspensa.

O sistema de pontos é dividido entre leve (três pontos), média (quatro pontos), grave (cinco pontos) e gravíssima (sete pontos).

Mas… Como saber quais são as infrações gravíssimas? Há, na verdade, uma série de violações que são credenciadas dessa maneira.

Por exemplo, conduzir com a CNH vencida há mais de 30 dias, dirigir segurando o celular ou transportar crianças irregularmente.

Fora a infração mais conhecida de todas: estar sob o volante após consumir bebida alcoólica ou drogas.

Em certos casos, além da punição com a perda de pontos, algumas infrações gravíssimas podem acarretar na suspensão imediata da CNH, como dirigir embriagado.

Nesta ocasião, o motorista fica impedido de pegar no volante por 12 meses. No mais, outros delitos levam a ter a CNH suspensa mas, como depende de cada situação, a punição varia no número de meses.

Para o motorista que atinge 20 pontos na carteira, a suspensão da CNH pode chegar de 1 até 12 meses, de acordo com a gravidade das infrações cometidas.

Ainda assim, há a possibilidade de entrar com recurso na tentativa de anular a suspensão da CNH. Veja a nossa postagem sobre pontos na CNH e fique por dentro do assunto.

+ Tudo sobre consulta de pontos e renovação da CNH

CNH cassada

É a penalidade mais grave que pode ser aplicada ao motorista. Com a CNH cassada, não se pode dirigir por dois anos e, após o término deste período, é preciso fazer os exames desde o início para tirar uma nova carteira.

São três situações que causam a cassação da CNH:

  • Dirigir com a carteira suspensa;
  • Infrator reincidente: o motorista que já teve a sua CNH suspensa, recuperou o documentou, mas atingiu 20 pontos nos primeiros 12 meses;
  • Ser condenado judicialmente por algum delito no trânsito.

Igual a CNH suspensa, a CNH cassada também concede o direito da possibilidade de recurso.

Você sabia que a CNH Digital já é uma realidade? Veja a nossas postagem sobre o assunto e conheça mais sobre essa inovação.

+ Como tirar a CNH