Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Viajar de carro: veja o que fazer antes de pegar a estrada

Veja o que você ser feito antes de viajar de carro

Viajar de carro: veja o que fazer antes de pegar a estrada

No Brasil, viagens de carro são muito comuns. Quem nunca juntou a família e foi para o litoral? Ou para aquele sítio em outra cidade? Algumas pessoas usam o carro até para percorrer longas distâncias pelo Brasil, por exemplo do Ceará para o Mato Grosso ou do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul. Independentemente da distância, antes de viajar alguns passos devem ser feitos para que na viagem você não tenha surpresas negativas:

1. Faça as contas

Calcule previamente os gastos com gasolina e pedágio: uma viagem de carro exige planejamento. Existem alguns sites, como o mapeia.com.br, que calculam esses gastos da viagem, basta colocar o lugar de destino e o de partida e os cálculos são feitos automaticamente.

Vale a pena se programar com esses investimentos para não passar por situações desagradáveis.

2. Revisão do carro (ou revisão da moto)

É importante fazer a revisão do veículo com antecedência. Leve o carro no mecânico pelo menos duas semanas antes de fazer uma viagem, assim caso necessite algum reparo ele terá tempo para ser feito.

No dia da viagem, faça uma check list com as coisas que devem ser verificadas novamente pela última vez: cheque os níveis de óleo e água, encha os pneus (inclusive os estepes), veja se o carro possui combustível e verifique se todas as lanternas estão funcionando. Se for alugar um carro, cuidado: pesquise o melhor carro para viajar, pelo menos para o tipo de viagem que você fará e verifique as condições do veículo.

3. Pesquise o trajeto que será feito

Com a invenção do GPS muita gente se esquece de pesquisar pelo trajeto da viagem, o que nem sempre é uma boa ideia. Lembre-se que, principalmente em estradas, há uma chance do sinal cair – e o desespero bater. Por isso é importante você visualizar o caminho antes e imprimi-lo para ficar mais seguro. Leve também mapas (lembra deles?) para ajudar caso o seu GPS resolva falhar ou indicar caminhos inexistentes. Isso pode até ajudar a você evitar multas de transito durante a viagem.

4. Converse com quem já fez a viagem

É interessante você conversar com alguém que já fez a mesma viagem que você pretende fazer. Além de dicas sobre condições da estrada e locais de parada, a pessoa poderá contar sobre imprevistos que ocorreram durante o trajeto. Assim, você pode se prevenir.

5. Confira a previsão do tempo

Dias antes da viagem, confira a previsão do tempo para os locais que farão parte do seu trajeto. Você pode evitar pegar uma tempestade assustadora no caminho e saberá se irá fazer 40º C na estrada (e pode se preparar para isso).

6. Hospedagem

Verifique se no caminho da viagem exitem hotéis, motéis ou locais para se hospedar. Pode ser que você fique muito cansado ou que aconteça algum imprevisto. É interessante ter uma listinha dos locais que você pode se hospedar no caminho com o endereço de cada um. O blog da Bidu já listou os diferentes tipos de hospedagens que você pode escolher.

7. Saiba a quilometragem do seu guincho

É importante você verificar qual é a quilometragem do guincho que está na cobertura do seu seguro auto. Pode ser que aconteça alguma falha no automóvel e você precise desse serviço, portanto veja qual é a distância que ele poderá percorrer. Se você fazer uma viagem muito longa do seu local de destino, maior do que a quilometragem de guincho que você contratou, converse com a sua seguradora e veja quais são as opções para essa situação.

 

Essas dicas serão muito úteis para você planejar sua viagem de carro. Não esqueça também de verificar (ou fazer) um seguro de carro – se ainda não tiver um pode fazer uma cotação de seguro auto aqui na Bidu. Caso algo dê errado na estrada, ele será muito útil! Além disso, faça um seguro viagem, principalmente se for para outro país, que irá te assegurar caso algum imprevisto aconteça com você na viagem. E se a viagem for para a Argentina, Paraguai ou Uruguai é necessário fazer também o Seguro Carta Verde.