Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como é andar de carro autônomo?

Especula-se muito sobre o futuro dos automóveis. Será que um dia será possível ter carros voadores como no desenho animado dos anos 80 “Os Jetsons”? Será possível ir até a lua como o robô Starman foi com um carro Tesla?

Bom, sobre essas duas ideias não é possível ter certeza. Mas o que se pode afirmar é a presença dos carros autônomos nas ruas em um futuro bem próximo. Mas como é andar de carro autônomo?

Imagem de veículo autônomo para ilustrar post sobre como é andar de carro autônomo

Hoje existem poucas unidades circulando pelas vias. A maioria delas é apenas nos Estados Unidos. O fato de serem um pouco raros desperta a curiosidade em todos que se interessam pelo assunto. Afinal, como é andar de carro autônomo?

O que é um carro autônomo?

Os carros autônomos são veículos pensados para se locomoverem sem um motorista guiando o volante.

O objetivo é que as pessoas se desloquem de maneira mais simples, sem a necessidade da tensão da atenção no trânsito, de usar os pedais, marchas e afins. Assim, o viajante do carro poderá ter tempo para realizar outras funções até o destino. Imagine poder estudar para uma prova até chegar a faculdade? Ou fazer um cochilo até chegar no trabalho?

Além de prático, esse tipo de veículo promete reduzir os gastos com combustível. Isso porque funcionam apenas com a energia elétrica e ainda garantem reduzir os acidentes de trânsito, com seus super sensores.

Como é andar de carro autônomo?

O que para a indústria automobilística era um sonho, com estudos realizados desde a década de 70, hoje é uma realidade com data para chegar ao mercado. E para que esses veículos não fiquem parados nas concessionárias, as pessoas precisam estar prontas para comprar e querer um carro autônomo.

Foi pensando nisso que a empresa de desenvolvimento de tecnologia para carros autônomos Waymo, convidou alguns cidadãos da cidade de Phoenix no Arizona para testar alguns desses veículos.

Durante o percurso, muitas pessoas se surpreenderam com a novidade no começo, mas em pouco tempo já se sentiam livres para realizar outra atividade, como utilizar o celular. Desta maneira, foi possível ver como é algo que pode se tornar cotidiano andar em um carro sem motorista.

Os carros autônomos são seguros?

No teste realizado pela Wayno, muitas pessoas ficaram inseguras no começo, com medo de que pudesse acontecer algum acidente por não estarem controlando o volante do veículo. Porém, com a precisão dos sensores em poucos minutos, todos que realizaram o teste relaxaram e se sentiram seguros. Alguns até sentiram sono durante o trajeto.

Os carros autônomos enviam alguns alertas, como quando a velocidade da via altera. Ele também lê a placa e pergunta se você quer aumentar ou reduzir a velocidade. O que também acontece nos casos de ultrapassagens. É necessário que o passageiro permita que a manobra seja realizada.

Assim como nos aviões, também está sendo discutida a implantação de um tipo de caixa-preta para os carros autônomos. Assim, quando houver um acidente, identificar quem estava no comando. Isso fará com que as seguradoras tenham algo a seu favor para oferecer esse tipo de seguro.

Apesar da maioria dos acidentes com carros autônomos, somando um total de 90%, seja de responsabilidade humana, ainda existem alguns desafios. Um deles é estabelecer responsabilidades legais sobre as ocorrências provocadas pelos carros autônomos. Além da realização de ajustes nas leis de trânsito para os mesmos.

Cotação online de Seguro Auto