Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer baliza

Carro fazendo baliza na rua

Como fazer baliza

A vilã da prova prática para quem quer tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apavora os motoristas mesmo após a aprovação no exame. Quem tem carteira de motorista sabe: na hora da prova, a baliza assusta (e muito!) os candidatos que, além da complexidade da manobra, estão nervosos e ansiosos. Alguns pegam trauma de fazer baliza e evitam fazê-la mesmo após anos de habilitação.

Mas em algumas situações ela é a única opção e, acredite, não é tão complicada assim. E mesmo que você já tenha um seguro de automóvel, não compensa ficar vacilando com batidas e arranhões bestas, não é mesmo? Provavelmente, se você sofrer um sinistro fazer a baliza, não valerá a pena acionar o seguro e pagar o preço da franquia. Convenhamos: é muito melhor aprender a fazer a ‘temida’.

Está aprendendo a fazer baliza? Então vamos ao passo a passo de como fazer baliza!

  1. Alinhar os carros

    Para começar a baliza, você deve sempre alinhar o retrovisor do seu carro um pouco à frente do retrovisor do primeiro carro. Se você escolher outro ponto para alinhar, a chance de errar na baliza é grande, já que os tamanhos dos carros são diferentes.

    Após isso, ligue a seta para o lado em que vai estacionar (para avisar os outros motoristas), engate a marcha ré e vire o volante para dentro até o fim.

  2. Alinhar o retrovisor do lado de dentro da vaga com as lanternas traseiras do carro

    Você deve deixar o retrovisor do lado de dentro do carro passar pelas lanternas do lado do carro que está sendo balizado.

  3. Achar o ângulo em que a quina da traseira faz com o meio fio e aparece no espelho retrovisor

    Logo que perceber que o retrovisor do lado de dentro passou das lanternas traseiras do carro da frente, desvire o volante todo para o lado oposto, até que o carro alinhe com o meio fio. Quando colocar o carro na posição desejada, gire o volante para o outro lado para deixar as rodas retas.

 

Veja o infográfico mostrando uma forma simples de realizar baliza

Se ainda estiver com alguma dúvida, pode ver o vídeo abaixo que com certeza poderá te ajudar bastante:

 

Não é tão difícil assim. Com prática e utilizando essas dicas, estacionar não vai mais ser um problema. Aliás, tem gente que é profissional no assunto. Um dublê chinês quebrou o recorde mundial de baliza com o seu Mini. Ele estacionou em um espaço com pouco mais de quatro centímetros de cada lado.

Estacionar como ele seria útil no dia-a-dia, não? Mas não se preocupe: você não precisa quebrar o recorde mundial de baliza para se dar bem estacionando, só o básico já está bem demais. 😉

Ainda ficou com dúvidas? Veja esse nossa postagem do passo a passo de como estacionar.