Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como fazer cera para carros

Carro sendo polido para ilustrar post sobre como fazer cera para carros

Saiba como fazer cera para carros

Saber como fazer cera para carros tornou-se uma das formas mais econômicas de manter o seu veículo com aspecto bonito e brilhante. Além do mais, ter um carro bem conservado e limpo faz parte das tarefas que os donos precisam ter, pois ajuda na valorização e preservação do veículo.

Hoje em dia, levar o carro para lava-rápido ainda é uma das maneiras mais fáceis de dar aquele brilho e polimento. Mas o preço para ter esse tipo de feitoria ainda é bem salgado. Principalmente quando esse tipo de serviço pode ser feito em casa.

O passo a passo de como fazer cera para carros não é tão difícil quanto parece. Os produtos para a confecção da cera também são encontrados com certa facilidade. Já existem diversas lojas automotivas que oferecem esses produtos a preços mais baratos, facilitando a vida de quem quer dar um brilho no carro.

Saiba mais sobre o polimento cristalizado.

Como fazer cera para carros: produtos necessários 

Agora que você já sabe que fazer cera para carros é mais fácil do que imaginava, vamos aos ingredientes necessários para aprender como fazer cera para carros. Serão necessários os seguintes materiais:

230 gramas de cera de carnaúba;

2 colheres de sopa de cera amarela de abelha;

480 ml de terebintina;

1 colher de sopa de óleo de pinho.

O modo de preparo consiste em levar ao fogo uma panela esmaltada, com a cera de abelha e a cera de carnaúba. Mantenha em banho e mexendo os produtos até ambas se unirem e homogeneizarem completamente. Quando a cera estiver nesse ponto, tire-a do fogo, deixando esfriar até que a cera comece a endurecer.

Nesse ponto, coloque a terebintina e o óleo de pinho, misturando até que a solução também se homogeneíze. Espere endurecer e chegar ao ponto ideal para, em seguida, colocar a cera em embalagens. Informe no frasco a data de fabricação, para que você tenha a noção de validade da fórmula. Sempre armazene o produto em locais ventilados e longe do sol e umidade, e principalmente de animais e crianças.

Cuidados antes de polir

Com os materiais em mãos, é preciso seguir algumas regrinhas para acabar não danificando a pintura do carro. A primeira delas é que os movimentos de aplicação da cera devem ser feitos na horizontal ou vertical, e nunca em movimentos circulares.

Polimento

Finalmente, com a ajuda da ponta dos dedos, aplique a cera caseira na pintura. Espalhe em seguida – já com a estopa fina ou algodão – na horizontal. Passe novamente o algodão, mas, desta vez, na vertical, fechando os poros presentes na pintura do carro.

Sempre use um pano de microfibra para remover os excessos. E lembre-se, para aplicar a cera, deixe o carro em local com sombra. Saiba mais sobre como polir carros.

Sempre passe a cera caseira em pequenas quantidades, para que ela não seque enquanto você passa o produto em todo o veículo. E use uma flanela limpa para fazer o polimento da cera.

Mantenha seu carro sempre limpo. Caso prefira, temos dicas de como fazer a limpeza do seu carro em casa mesmo.

Além de cuidar da estética do seu carro, não esqueça o mais importante. Contratar um seguro auto é fundamental para que você não fique na mão.