Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como limpar banco de couro?

Como limpar banco de couro

Como limpar banco de couro?

Convenhamos, carros com banco de couro apresentam um visual muito mais luxuoso, não é mesmo? Independentemente do modelo ou do ano do automóvel, eles garantem, além de conforto, todo um charme pra lá de especial. Para isso além de saber como limpar o carro e preciso saber limpar os bancos de couro.

Por tudo isso, você pode pensar que limpeza e manutenção sejam bem complicados. O couro precisa estar sempre hidratado para não rachar ou ressecar ao longo do tempo. Pode até parecer trabalhoso, mas não é. Na verdade, a higienização é até mais fácil.

Separe um balde com água, produtos específicos, como hidratante para couro e mãos à obra.

1. Consulte o manual do carro

Levante algumas informações importantes: Você pode usar qualquer produto nos bancos? Há alguma instrução relevante sobre a limpeza do estofamento? Não deixe de seguir o que é determinado pela fabricante.

2. Retire o pó

Para iniciar a limpeza e sugar a sujeira mais superficial, você pode utilizar um aspirador de pó, um compressor de ar ou ainda um pano de algodão.

3. Remova a sujeira

Mesmo que o banco aparente estar limpo, pode haver alguma camada de sujeira a ser retirada. Assim, borrife o limpador de couro no banco e passe um pano úmido de microfibra por todas as partes. Se houver algum furinho no banco, evite molhar esse local.

4. Seque os bancos

Separe um pano seco de microfibra para secar o banco. Não deixe resquícios do limpador de couro. Para isso, faça movimentos com o pano seco por cada canto. Cuidado com objetos pontiagudos. Pode ser necessário retirar anéis dos dedos, para não riscar os bancos enquanto realiza a limpeza.

5. Hidrate

Procure por um condicionador de couro que não contenha cera ou silicones. Há opções disponíveis com faixas de preços que vão de R$ 20,00 a R$ 120,00. Se for a primeira vez que utiliza o produto, você pode usá-lo apenas em um cantinho como teste, onde vai aplicar o produto e esperar secar.

Repare se não ficou nenhum desbotamento no banco. Se estiver tudo certo, use o produto em todos os bancos com um novo pano de microfibra, seguindo as instruções contidas no rótulo do produto. A hidratação protege rachaduras e desbotamentos. Para finalizar, utilize outro pano, seco, para limpar o excesso de produto e deixar o carro brilhando.  Repita todo esse procedimento uma vez por mês. Caso a cor do banco seja clara, pode haver necessidade de uma higienização semanal.

Pronto. Viu só como é fácil? Com apenas cinco etapas, seu banco de couro está limpo e hidratado, perfeito para receber passageiros e causar aquele efeito “uau”. Agora que você já cuidou dos bancos de couro, que tal aprender a lavar o carro em casa?!

+ Veja como proteger o carro da maresia