Você sabe como Usar Piloto Automático?

imagem de mãos no volante para texto sobre como usar piloto automático.

Você sabe como Usar Piloto Automático?

Não faz tanto tempo que o piloto automático era visto como um acessório de luxo. Ou, praticamente, coisa de filme, visto nas cenas com aviões e barcos. Hoje, a realidade é um tanto diferente: há vários veículos com o controlador de velocidade instalado. Ainda assim, o item não é utilizado com tanta frequência pelos motoristas. E você, sabe como usar piloto automático? Não? Calma, nós vamos explicar tudo para você! 

Cotação Online de Seguro Auto

O que é Piloto Automático?

O piloto automático (ou cruise control em inglês) nada mais é do que um controlador de velocidade do veículo. O equipamento eletrônico é utilizado para ajudar o motorista a conduzir o seu automóvel, sobretudo em longas distâncias. 

O piloto automático serve para manter uma velocidade constante do veículo (selecionada pelo motorista) sem precisar pisar no pedal do acelerador. Dessa forma, o automóvel não ultrapassa o limite de velocidade escolhido pelo condutor. 

Se você programar o piloto automático a 70 km/h, ele se manterá neste limite. Seja numa subida, em que ele acelera para continuar nessa velocidade, ou numa descida, onde ele diminui para não exceder o limite. 

Existe Piloto Automático em carros?

Sim, já existe em vários carros. Não pense que somente carros de luxo contam com o piloto automático. Não é bem assim: o equipamento, geralmente, está incluído nos modelos fabricados mais recentemente. 

Mesmo que o seu veículo seja mais antigo ou não tenha o piloto automático, não tem problema. Há concessionárias que disponibilizam o item à parte para compra, além de ser possível adquirir fora da montadora também. Nesse último caso, tenha cuidado com a empresa que for escolher e com a procedência do produto. 

Como usar Piloto Automático?

Pode parecer difícil saber como usar piloto automático, mas não tem muito mistério. 

É simples: o motorista liga o equipamento por meio de uma alavanca, semelhante à uma seta, geralmente situada na parte de baixo do volante. Há modelos que o piloto automático é ligado através de botões no próprio volante

Mas como regular a velocidade que deseja? Tem duas maneiras: você pode acelerar até a velocidade escolhida e pressionar o botão set da alavanca. Ou, claro, pode fazer tudo manualmente pela mesma alavanca. Aqui, tudo depende do sistema instalado em cada carro, ou seja, dê uma lida no manual do proprietário para saber como regular. 

A velocidade que funciona o piloto automático varia de acordo com o modelo também. Por exemplo, há veículos que o equipamento pode ser ativado a partir dos 40 km/h até o máximo de velocidade alcançado. No entanto, existem carros que a velocidade não pode sair de uma margem, como entre 30 km/h a 160 km/h. 

Se você quer saber como usar piloto automático, também tem que saber como desligar, não é mesmo? Para desligar o piloto automático, acione a alavanca ou pise com afinco no acelerador ou freio. Em carros com câmbio manual, o pedal da embreagem pode ser mais uma opção para desligá-lo. 

Em determinados automóveis, é disponibilizada a função ACC no piloto automático. Em inglês, significa Adaptative Cruise Control, o que representa um sistema que controla a distância do seu veículo para o que está à sua frente. Este serviço está presente em carros de luxo, atualmente. 

Agora que você já sabe como usar piloto automático, vamos entender quando ele pode ser utilizado. 

Quando o Piloto Automático pode ser utilizado?

Já escutou que o piloto automático é recomendado para longas distâncias? É isso mesmo, o equipamento é ideal para viagens de grande duração e de muitas horas na estrada. Com tanto tempo precisando ficar com o pedal no acelerador, o piloto automático serve para dar um descanso e relaxar o motorista desta tarefa. 

Então ele é adequado para qualquer estrada? Nada disso. Sabe aquelas estradas com muitas curvas acentuadas? O piloto automático pode se tornar um problema, visto que você precisará utilizar o freio. O indicado de como usar piloto automático seria, mais precisamente, em retas longas e com poucas curvas inclinadas. 

Nas vias urbanas, o sistema pode ser útil também, no caso de haver a possibilidade de manter a velocidade constante por um período, como nos horários da madrugada ou contrafluxo. Se você enfrenta congestionamentos, semáforos e muitas curvas na cidade, acionar o piloto automático não é uma boa ideia. 

Quais são as vantagens do Piloto Automático?

Sem dúvida, o principal benefício é o conforto do motorista. Como já falamos, o condutor fica dispensado de pisar no acelerador enquanto o piloto automático estiver ligado. É o momento que, além de relaxar os pés, o motorista pode focar apenas na direção do veículo.  

Outra vantagem: evitar multas nas estradas. Com a escolha da velocidade, o condutor pode selecionar uma opção que seja correspondente com o limite da via. Assim, não precisa ficar procurando radares e nem preocupado se excedeu a velocidade. 

Achou pouco? Tem mais: o piloto automático, como desempenha uma velocidade constante, auxilia na economia de combustível. Neste caso, o motor realiza acelerações e frenagens suaves, diferente de quando se faz acelerações bruscas, aumentando o giro do motor e, consequentemente, o gasto de combustível. 

E quais são os riscos do Piloto Automático?

Mesmo você sabendo como usar piloto automático, não significa que o veículo se tornará autônomo por completo. Isto é um erro comum e que muitas pessoas acreditam. Mas, na verdade, o piloto automático desobriga somente o motorista de acelerar o carro. O restante das obrigações e cuidados continuam os mesmos. 

Inclusive, situações de perigo e alguma emergência o piloto automático não consegue detectar a ponto de frear o veículo. Há sistemas, aliás, que avisam o motorista do perigo através de um alarme sonoro e alertando para ele reassumir o controle do veículo. Ainda assim, o condutor precisa estar 100% atento, mesmo com o equipamento ligado. 

Evite, em especial, usar o piloto automático em pistas escorregadias, em vias esburacadas e onde se tem muitas curvas acentuadas. Ligá-lo seria perigoso e totalmente desnecessário.

O piloto automático pode ficar desabilitado e voltar a funcionar sem você mexer no sistema? Pode, por mais que isso pareça uma pegadinha. Quer um exemplo? Em casos de ultrapassagens. Ao acelerar o carro além da velocidade programada, o sistema é desativado temporariamente. Quando retornar na velocidade escolhida, o equipamento volta a ficar ativo, embora não são todos os modelos que tenham essa função. 

Outro caso é, em alguns carros com câmbio manual, o equipamento não se desligar ao reduzir uma marcha. 

Por isso, esteja ciente se o sistema está ligado ou não (verifique as luzes no painel), pois o piloto automático pode ser cancelado em um momento, mas continuar funcionando. Isso pode causar problemas que não esteja esperando, fique atento!

Que tipo de carro conta com esse equipamento? 

Carros de luxo e carros fabricados nos últimos anos. 

Para ficar claro: os veículos que são vendidos a partir de R$ 50 mil costumam ter o piloto automático como item obrigatório. 

Além de carros com câmbio automático ter o equipamento, já existem automóveis de câmbio manual com o piloto automático também. Fora que o sistema pode ser comprado à parte, custando até R$ 6 mil. 

Já sabe como usar piloto automático, que tal conhecer as novas tecnologias que chegarão nos carros? 

Quer fazer uma simulação de seguro auto? Com a Bidu, é possível cotar seguro de carros e descobrir qual o melhor seguro de carros que se encaixa com o seu perfil! Faça uma simulação de seguro auto online sem precisar sair de casa!




Última atualização em 11/11/2019