Para que serve o Computador de Bordo?

imagem de computador de bordo de carro

Para que serve o Computador de Bordo?

Sabe aquela tela com várias informações no painel do carro? Nem todo mundo utiliza, mas ali está um dos grandes companheiros do motorista: o computador de bordo. Sim, é provável que já tenha ouvido falar dele, embora possa não saber a real importância dessa tecnologia ao dirigir. Quer saber para que serve o computador de bordo? Quais as suas vantagens? É sobre isso que iremos explicar e descomplicar a você, acompanhe! 

Cotação online de Seguro Auto

O que é Computador de Bordo?

O computador de bordo é um item localizado no próprio painel que apresenta informações relevantes sobre o estado do veículo. Com ele, o motorista pode acompanhar diversos dados do automóvel em tempo real sem precisar tirar a mão do volante

Não só isso: ele também avisa se existe algum defeito no carro. Em resumo, o aparelho monitora algumas funções do automóvel e exibe para o condutor através de uma tela. O melhor? Tudo isso de forma instantânea e automática.  

O computador de bordo desembarcou no Brasil no ano de 1985 ainda como um recurso bastante primitivo. Hoje, o aparelho já é disponibilizado na maioria dos carros fabricados. 

Para que serve o Computador de Bordo?

Esta é uma dúvida comum entre vários motoristas. 

Há, inclusive, gente que tem o item no veículo e nem sabe o que ele faz ao certo. Afinal, ele é importante? Claro que é! Se quiser ficar por dentro do que acontece no seu carro, o computador de bordo é ideal. É, sim, uma espécie de auxiliar do motorista para trafegar com tranquilidade e evitar percalços inesperados. 

Inteligente, o recurso fornece várias informações no painel, tais como: consumo de combustível, velocidade média, autonomia do carro, temperatura externa, cronômetro e, em alguns casos, recursos multimídia. A depender do modelo do veículo, pode haver uma quantidade de dados ainda maior. 

Isso tudo calculado ao mesmo tempo que estiver dirigindo e com fácil visibilidade, o que evita possíveis distrações na condução do automóvel. Garante-se ao motorista um controle para cuidar do veículo, podendo ocorrer uma economia de combustível, diminuição no tempo de viagem, além de uma sensação maior de segurança e conforto

O computador de bordo costuma ter dois botões, ambos encontrados no console: um no painel e outro no volante. Enquanto um botão serve para alternar certa função, o outro possibilita zerar a contagem de uma função. 

Quais são as facilidades do Computador de Bordo? 

O computador de bordo informa algumas funções do carro de forma imediata, como explicado anteriormente. São transmitidos dados precisos na ideia de ajudar o motorista a percorrer na via. Ok, mas quais facilidades o aparelho traz? Listamos as principais atividades do computador de bordo, confira: 

Consumo instantâneo 

Uma das opções mais usadas no dispositivo, o consumo instantâneo revela o quanto o carro está consumindo por Km/l (quilômetro por litro) naquele momento. Bem útil, ele ajuda o motorista a dirigir de forma mais econômica. Inclusive, o medidor é atualizado em tempo real, a cada segundo, deixando o dado exato. 

Ao acompanhar essa função, o condutor pode descobrir a hora certa de pisar no acelerador e não gastar combustível à toa. Por exemplo, nas cidades planas, não é preciso estender muito as marchas. O consumo instantâneo indica, assim, como as diferentes condições de piso, inclinações de pista e pressão no acelerador influenciam no gasto de combustível. 

+ Saiba quais são os carros que consomem mais combustível

Consumo médio 

Como perceber se o veículo funciona melhor com gasolina ou álcool? Para saber, basta ficar atento ao consumo médio. Ele não tem muito segredo: determina a quantidade de combustível consumida desde um certo ponto, como de sua casa ao trabalho. 

Quando for abastecer, não deixe de zerar a função e alternar o tipo de combustível para verificar qual funciona mais com o seu automóvel, levando em conta que ele seja flex, é claro. Além disso, o consumo médio mostra caso o combustível abastecido esteja fora dos padrões adequados. Tem mais: se houver problemas na injeção de combustível, o número do consumo médio muda consideravelmente.  

Aliás, vale lembrar que também existe no computador de bordo o hodômetro, com o papel de fazer o cálculo da quilometragem de trajetos diários. 

Velocidade média

O próprio nome entrega: exibe a velocidade média percorrida pelo carro. Nas áreas urbanas, esse dado costuma ser bastante baixo, devido ao trânsito e congestionamentos. No entanto, nas viagens, lembre-se de zerar a contagem para saber quantos quilômetros por hora foram gastos no percurso. 

Autonomia

Quem já não passou apuros preocupado com a chance de uma pane seca? Pois é, a autonomia serve para avisar a quantidade de quilômetros que o veículo pode rodar com o combustível disponível no tanque. É um grande aliado para constatar quando se deve ir ao posto, sobretudo nas viagens para locais mais remotos. 

Temperatura externa

Outra função é mostrar a temperatura externa, ou seja, o quanto está calor ou frio fora do automóvel. Neste caso, há um sensor localizado na parte dianteira do carro para medir a temperatura. 

Alerta de velocidade

A opção do alerta de velocidade é simples: um aviso sonoro é emitido quando o motorista ultrapassar o limite de velocidade permitido na via. Para isso, é necessário programar a função conforme a velocidade da pista, o que evita possíveis multas

Em quais carros o Computador de Bordo é encontrado? 

No passado, costumava-se encontrar o computador de bordo somente nos carros de alto padrão ou vendido à parte como um item a ser instalado. Hoje, a realidade é bem diferente: carros populares já contêm o aparelho inclusos de fábrica ou disponibilizado como item de série. 

Quer um exemplo? O carro mais vendido de 2019, o Chevrolet Onix, já vem com computador de bordo. Outros casos de carros populares com o dispositivo são o Hyundai HB20, Renault Kwid, Fiat Argo e Lifan 530. Importante lembrar: as funções do aparelho podem variar de acordo com o modelo do automóvel. 

Agora você já sabe muita coisa sobre esse equipamento, mas quer ficar tranquilo e evitar problemas futuros? Cotar seguros de carros é rápido e fácil, faça já uma simulação de seguro auto

Última atualização em 16/03/2019