Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Consultar multas de trânsito: onde é possível verificar?

Imagem de motorista com papéis para ilustrar post sobre consultar multas de trânsito

Consultar multas de trânsito: onde é possível verificar?

Por mais cuidadoso que você seja no trânsito, é muito comum receber uma multa. Seja por algum deslize, como passar no farol vermelho, ou por estar acima da velocidade permitida. Em algumas situações o órgão responsável demora para enviar um aviso da infração. Mas os pontos já foram creditados na sua carteira de habilitação. Para não correr o risco de se surpreender no futuro, é melhor se prevenir. Pensando nisso fizemos um tutorial de como você pode consultar multas de trânsito.

Como consultar multas de trânsito?

O primeiro passo é acessar o site do departamento de trânsito (Detran) do seu estado. E procurar a seção para consultar multas de transito.

O site de cada estado é diferente. Essa seção pode estar com outro título como “consulta de veículo” ou “situação do veículo” ou “débitos do veículo”, dentre outras nomenclaturas.

Passo 2. Esteja com toda a documentação do seu veículo em mãos. Preencha os campos necessários com os dados e logo aparecerá um relatório com todas as multas referente ao seu carro. Nesta seção também irá constar outros dados do veículo como algum tipo de restrição administrativa, judicial ou financeira se eventualmente tiver.

Em alguns sites será necessário informar o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) para obter as informações sobre as multas.

Em outros estados, o Detran pede para o proprietário informar a placa do veículo. E ainda há sites que pedem o chassi do carro para que você faça a consultas das multas que possui.

Mas não se  preocupe, pois os dados do chassi estão não somente gravados no automóvel, mas também nos documentos do carro.

O que acontece se você esquecer de pagar suas multas?

Caso você se esqueça de pagar, ou se mudou de casa e não recebeu a notificação da multa, ela fica em débito no Detran. É importante que você regularize o quanto antes.

Existem algumas punições para quem não paga a multa. Caso você seja autuado por conduzir seu carro sem que ele esteja regulado e devidamente licenciado, segundo o código nacional de trânsito, você está cometendo uma infração gravíssima. A penalidade é mais uma multa. Porém, dessa vez, com apreensão do veículo.

por falar em pagar multas, você sabia que é possível parcelar o pagamento das multas?

Recorrer a multas

Outra vantagem de consultar multas de trânsito é saber ao certo tudo que acontece com seu veículo. Caso o órgão de trânsito tenha cometido um engano, ou você tenha justificativa para ter cometido tal infração, você pode recorrer em um prazo de 30 dias.

Em algumas ocasiões, como ao emprestar o veículo, você também pode se isentar dos pontos na carteira.

Aliás outro benefício de verificar se você possui alguma multa é saber a pontuação na sua carteira nacional de habilitação (CNH). Lembrando que você pode somar somente 20 pontos no total de 12 meses. Isso permite que você possa continuar com a permissão para dirigir.

Veja mais:

+ Seguro auto