Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe consultar tabela Fipe Webmotors?

Está procurando um carro para comprar, quer vender o seu ou apenas consultar o valor para indenização de seguro? A tabela Fipe Webmotors é a mais consultada nacionalmente e você pode aprender agora como fazer.

A Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – divulga os preços médios de mercado que servem de parâmetros em negociações e avaliações, junto à Webmotors, maior site de compra e venda de automóveis do Brasil. As duas unem suas especialidades e com os dados dessa união foi criada a tabela base com os valores de carros e motos.

É importante ressaltar que os preços praticados na tabela podem variar no mercado devido a conservação, opcionais e outros fatores. Veja no nosso post algumas coisas que podem desvalorizar o seu carro.

Para consultar a tabela, você pode clicar nesse link. Primeiro, você precisa colocar os dados do veículo desejado ou do que você deseja vender. O mesmo para as motos. Depois, completar o cadastro e clicar em “Avaliar”.

Você pode consultar apenas um veículo de cada vez. A tabela conta com informações sobre os valores dos veículos novos e seminovos comercializados no país de acordo com o preço do mercado. Todos os anos os dados se renovam para se reajustar com a situação econômica do país. Além, claro, atualizar o valor de carros antigos e incluir os valores de carros novos.

Qualquer pessoa pode ter acesso a essa tabela, basta inserir as informações solicitadas pelo site.

Como a tabela FIPE funciona

Essa tabela considera a média de preço por modelo, ano e marca no estoque do site, variando conforme cada região. Ou seja, a Webmotors BA e a Webmotors SP podem apresentar valores diferentes para o mesmo tipo de veículo.

As vantagens de se usar a tabela Fipe Webmotors

– A tabela serve como índice de preços para carros novos e usados: sempre que um carro é lançado, os valores médios de categoria são estudados para estipular os preços.

– Serve como ferramenta para medir a depreciação: se você está em dúvida sobre qual carro comprar, uma dica é observar a depreciação de cada modelo desejado. Dessa forma, quando você quiser vender o carro para comprar um mais novo não terá tanto prejuízo.

– A tabela Fipe Webmotors é base para o cálculo do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores):  é possível consultar o preço de mercado do seu veículo com a tabela e fazer o cálculo do IPVA antes dele chegar no seu endereço.

– Influencia as indenizações de sinistro: a seguradora assume os danos sempre que o valor do conserto seja maior que o da franquia contratada (reduzida, normal, ampliada). Lembrando que no caso de indenizações integrais, o valor de referência será o que define a tabela no mês de pagamento da indenização e não do sinistro.

– Escolher o seu seguro auto: dependendo do modelo, você pode contratar uma opção de seguro com 110% da tabela Fipe Webmotors. Nesse caso, se o veículo tiver perda total, ao solicitar a indenização, você receberá o valor de mercado indicado pela Fipe mais um bônus de 10%.

Como pudemos perceber, é importante saber consultar a tabela e usá-la para prever os gastos de aquisição, manutenção, imposto e seguro do seu automóvel ou moto.