Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual a maneira correta de limpar e lubrificar a corrente da moto?

Corrente da moto

Qual a maneira correta de limpar e lubrificar a corrente da moto?

Apaixonados por motos sabem que é preciso cuidado contínuo e muita dedicação para manter a sua paixão funcionando direitinho e com total segurança.

E uma das peças mais importantes e que precisam de verificação constante é a corrente da moto. Ela integra o conjunto de transmissão secundário e pode sofrer desgastes que prejudicam o desempenho e colocam até em risco a vida do condutor. Limpeza e lubrificação são essenciais para evitar dores de cabeça desnecessárias com a sua companheira do dia-a-dia.

Para garantir que a corrente tenha uma vida útil mais longa, siga as instruções abaixo. Fazer a manutenção da corrente da sua moto não é um bicho de sete cabeças e você não precisa gastar dinheiro com oficina pra isso. Então, aproveite o final de semana para dar aquele talento e garantir corridas mais seguras.

Conservar a corrente da moto

A maneira com que você costuma dirigir influencia em muito no nível de desgaste da corrente da moto. Isso acontece porque uma direção agressiva com excessivas freadas e acelerações alternadas em pouco tempo acabam forçando demais a engrenagem e estimulando mais ainda o desgaste da lubrificação. Isso quer dizer que quanto mais cautela você tiver no trânsito, maior será a vida da sua corrente.

Além disso, o clima, a temperatura e o tempo de uso são outros fatores que colaboram para a redução da vida útil da peça. Se você conduz em cidades muito úmidas e/ou muito quentes, é possível que a corrente sofra dilatação e corrosão mais facilmente, dificultando o processo de manutenção.

Como limpar a corrente da moto?

A primeira coisa que você pode fazer para manter a corrente da sua moto limpa é utilizar uma escova e desengordurante próprio para esta finalidade. Deve-se aplicar o produto aos poucos e com delicadeza. Muita gente usa querosene nesta limpeza. No entanto, ele é muito forte e extremamente abrasivo. Por isso, corrói ainda mais a corrente dando uma falsa impressão de limpeza.

Lubrificando corretamente

No manual do usuário da sua moto você vai encontrar todas as informações necessárias para lubrificar a corrente da moto da forma mais adequada. O processo varia muito de um modelo para o outro. Você deve também ficar atento ao tempo de uso da peça e ao estado de conservação da mesma.

A melhor maneira de verificar se a corrente precisa passar por uma nova lubrificação é conferir se ela está com um aspecto úmido e escorregadio. Se não, já é hora de escolher entre graxa, lubrificante de corrente ou óleo de câmbio para fazer a lubrificação. Se você quiser evitar sujeira, a segunda opção é a mais indicada.

É importante também afrouxar ou apertar a corrente para ajustá-la. A tensão ideal varia de modelo para modelo e o ideal é checar este ajuste a cada 300 quilômetros rodados.

E não esqueça de proteger sua companheira com um seguro moto. Assim, se passar por algum imprevisto, você terá coberturas para não te deixar na mão 🙂

+ Como funciona catalisador de moto