É importante ter um Corretor de Seguros de confiança?

Imagem de pessoa no computador para texto sobre corretor de seguros

É importante ter um Corretor de Seguros de confiança?

Ter acesso aos mais diversos seguros que existem no mercado é uma missão ao mesmo tempo simples e complexa. Mediante esse cenário, será que é importante mesmo contar com a ajuda de um corretor de seguros? Como confiar em corretoras on-line?

O ambiente on-line traz hoje em dia uma facilidade única. Ao mesmo tempo, são tantos produtos e detalhes a avaliar que a tarefa ganha novos contornos.

Vamos descobrir um pouco mais desse universo a partir de agora!

Cotação online de Seguro Auto

Qual o papel do Corretor de Seguros?

Para saber se os serviços prestados por um corretor de seguros são imprescindíveis para você, é importante conhecer bem o que ele pode oferecer para facilitar a sua vida.

Trata-se um profissional especializado, que é tecnicamente preparado e legalmente habilitado para intermediar e promover contratos de seguros. Ele faz a ponte entre os consumidores – pessoa física e jurídica – e as seguradoras e/ou empresas de previdência aberta e capitalização.

Todo o preparo e qualificação para exercer essa função são necessários. Isso porque trata-se de um profissional cada vez mais visto como um verdadeiro consultor pelo consumidor, não um mero vendedor de seguros.

Tanto que o corretor é remunerado não apenas pelas vendas de produtos como, também, pelo atendimento prestado. Isso ocorre pois o profissional deve estar disponível todas as vezes em que o consumidor precisar, durante toda a vigência do contrato de seguro.

Quais as principais dúvidas que o Corretor de Seguros é apto a responder?

Em algumas situações, por conta própria, ficar complicado ter acesso a informações/dúvidas como as abaixo relacionadas. Aí então talvez seja mesmo necessário contar com o suporte prestado por um corretor de seguros.

Avaliando as questões que seguem, você pode analisar se a melhor opção para você é contar ou não com o auxílio de um profissional com esse perfil.

Qual é a melhor seguradora?

O corretor de seguro deve orientar que há inúmeras seguradoras no mercado e muitas são especializadas em determinados riscos.

Por isso, essas empresas oferecem um serviço que pode ser mais caro. É importante explicar também ao cliente que as seguradoras variam quanto à qualidade do atendimento prestado e administração do contrato de seguro.

Um bom corretor de seguros tem esse conhecimento do mercado e deve passar essa expertise e segurança para o consumidor. Porém, saiba que, hoje em dia, é possível, por conta própria, buscar certas informações sobre as seguradoras. O site da Superintendência de Seguros Privados – Susep traz várias informações. 

Como comparar os diversos produtos do mercado?

O corretor de seguros pode fazer esse filtro para você, embora também seja possível andar com pernas próprias e contar com a ajuda da internet – e das corretoras on-line.

As duas opções devem contemplar, inicialmente, as necessidades do consumidor. Ou seja, você deve conhecer o tipo de seguro e, consequentemente, de coberturas são importantes para cada um.

Mediante os produtos que são apresentados, avalie e só feche contrato quando estiver seguro.

Um corretor geralmente apresenta o mínimo de três orçamentos. A melhor escolha se dá após avaliar o que foi ofertado. Lembre-se que preços menores podem significar coberturas a menos.

Nessa etapa, o profissional tem que saber explicar o que cada seguradora está oferecendo e quais são as características das Apólices. Ele também deve ter na ponta da língua o que acontece em um possível caso de sinistro.

Uma coisa é certa: o mercado de seguros no Brasil é muito competitivo. Há ofertas para todos os tipos de gostos e bolsos, pois os preços e as condições variam de empresa para empresa. Por isso, a importância de pesquisar muito. Quando você não quiser arcar com esse trabalho, o corretor é a melhor opção.

Os termos das apólices são difíceis de entender?

Não dá para dizer que é fácil entender o conteúdo de uma apólice. Mas a boa notícia é que o documento apresenta um glossário que explica o significado dos termos.

Saiba que o contrato de qualquer tipo de seguro deve especificar com precisão as seguintes informações:

  • Quais os riscos que são cobertos;
  • Prazo de vigência da apólice;
  • Estipulantes e beneficiários;
  • Valores dos prêmios e das indenizações;
  • Riscos excluídos;
  • Franquias.

O perfeito entendimento de tudo é fundamental para que não ocorram problemas futuros. Um corretor de seguros tem a habilidade técnica para facilitar a vida do cliente, já que tem conhecimento de cada um desses detalhes do contrato.

Como funciona a comissão do corretor? Vou ter mais gasto?

O corretor tem direito à comissão de corretagem. Então, o consumidor imagina que quando a figura desse profissional não existe, elimina-se esse gasto também.

Não é bem assim… por determinação legal, a comissão de corretagem é obrigatória em qualquer caso, pois é revertida para a Escola Nacional de Seguros.

É seguro comprar seguro on-line, sem o auxílio do corretor?

A compra de seguros pela internet foi oficializada com a certificação digital, regulamentada pela Susep. 

Contudo, procure sempre sites de instituições estabelecidas e com boas referências.

 + Quando trocar meu seguro auto?

Última atualização em 09/12/2019