Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é cristalização da pintura do carro?

cristalização da pintura do carro

O que é cristalização da pintura do carro?

Você provavelmente tem escutado falar sobre cristalização da pintura do carro, certo? Nos últimos tempos, este é um assunto bem presente entre os amantes e admiradores de automóveis.  Então, vamos conhecer melhor o que é cristalização da pintura do carro.

A cristalização da pintura do carro não é o único tipo de tratamento para a parte externa do automóvel. O enceramento e polimento também são outros dois conhecidos. Porém, a cristalização da pintura do veículo vem sendo o modo mais procurado para proteger a pintura após alguns anos de uso. Inclusive, existe uma polêmica sobre a cristalização em carros novos.

Alguns fabricantes de automóveis afirmam que a cristalização da pintura de carros zero-quilômetro pode até causar danos e aumentar o prejuízo. Eles defendem que é um gasto desnecessário e pode trazer danos à pintura. Apesar de vendedores de veículos garantirem que se trata de uma proteção extra à pintura do automóvel. Porém, se o automóvel já sai com verniz da fábrica, que protege a pintura, na visão dos fabricantes, não há a necessidade em realizar um tratamento extra no automóvel.

A cristalização da pintura do carro é uma técnica que consiste na aplicação de resina, formando uma camada protetora sobre a pintura do automóvel. Agora que você já sabe o que é cristalização da pintura do carro, veja como ela é feita.

Passo a passo da cristalização da pintura do carro

  • Polimento

O primeiro passo da cristalização da pintura do carro é um polimento para retirar possíveis manchas e riscos existentes no automóvel.

  • Aplicação de desengordurante

Logo em seguida, aplica-se uma camada de desengordurante. Isso serve para preparar o veículo para a próxima etapa da cristalização.

  • Resina

A última camada é a aplicação da resina após a pintura do automóvel ter recebido o polimento e o desengordurante.

Assim, a cristalização cria uma camada de resina sobre a pintura do carro, com a função de protegê-lo. Mas é bem interessante e importante fazer pesquisas em várias empresas. Assim você verifica o resultado do procedimento em outros automóveis. Vale lembrar que se algo der errado durante o processo, não será tão simples reparar.

Quanto custa para fazer a cristalização da pintura do carro

Além de entender o que é a cristalização da pintura do carro, todo querem saber quanto ela custa. O valor que você precisará investir no serviço de cristalização da pintura do carro varia de empresa para empresa. Normalmente este valor fica a partir de R$350,00.

Conhecida também como espelhamento, este nome foi dado porque a cristalização permite um efeito visual que lembra um espelho. Ou seja, além da função protetora, você ainda valoriza o seu veículo, deixando-o com aspecto de bem cuidado e sempre novo.

Uma informação interessante é que, assim como a cera, os produtos utilizados no processo de cristalização da pintura do carro não reagem com o verniz da lataria. Logo, a tinta ficará intacta. Sem riscos de ser danificada. Porém, como ressaltamos anteriormente, caso haja problemas de continuidade ou arranhões, não será possível removê-los.

Por não apresentar qualquer tipo de risco ou dano para o veículo, pode-se realizar a cristalização com mais frequência. Assim você garante maior durabilidade para a tinta do automóvel e realça a sua beleza, protegendo a coloração original do veículo das pequenas agressões do dia a dia.

Na verdade, cuidar bem de seu patrimônio pode garantir uma perda financeira muito menor ao se fazer uma troca, após anos de uso. Veja aqui dicas de como deixar o seu carro limpo e de como lavar o carro em casa.

Mas se sua intenção é vender o seu carro e comprar um novo. Veja as dicas para fazer a melhor compra.

Já fez o seguro do seu carro? Faça sua cotação online.