Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Curso de reciclagem a distancia para CNH: quem pode fazer?

Imagem de veículos para ilustrar post sobre curso a distancia reciclagem cnh

Curso de reciclagem a distancia para CNH: quem pode fazer?

Se você está com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada, saiba que já é possível fazer curso a distância reciclagem cnh.

O curso é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e funciona como uma ação educativa para motoristas infratores.

Entretanto, alguns estados brasileiros oferecem a comodidade do Ensino a Distância (EAD). Isso permite que as aulas sejam acompanhadas de um modo mais flexível, a partir de computadores, tablets e smartphones.

Quer saber mais como funciona o curso a distancia reciclagem CNH para condutores?

O que é o curso de reciclagem para motoristas?

O curso de reciclagem é uma medida, prevista no CTB, que visa a reeducação de motoristas infratores. O objetivo é retomar aspectos da formação como legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Possui duração de 30 horas e pode ser realizado presencialmente por intermédio dos órgãos de trânsito de cada estado ou nas instituições por eles credenciadas. A novidade é que agora também é possível fazer o curso na modalidade EAD.

Ao final, o condutor passa por uma avaliação, que deve ser feita presencialmente no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou no Centro de Formação de Condutores (CFC).

O exame final é composto por 30 questões, com exigência mínima de 21 acertos para a aprovação. Ao concluir com sucesso, a habilitação é devolvida ao motorista e os pontos da carteira são zerados.

Como funciona o curso a distância de reciclagem de cnh?

A grade curricular e a carga horária EAD são idênticas ao curso presencial. A diferença está na forma como o condutor irá assistir as aulas. Elas podem ser acessadas de forma flexível e no horário mais conveniente.

Optando pelo ensino a distância, o condutor conta com a praticidade de acompanhar o conteúdo diretamente de seu computador, tablet ou smartphone.

Outro diferencial é a agilidade com a qual ele pode concluir o curso. Isso porque as 30 horas previstas na grade podem ser divididas em até três dias, respeitando o limite máximo de 10h/aulas diárias.

Atualmente, apenas alguns estados brasileiros oferecem a reciclagem a distância. O motorista que se interessar por realizar o curso EAD deve visitar o site do seu respectivo DETRAN para verificar quais são os CFCs ou instituições vinculadas que estão habilitados nessa modalidade.

Assim como no ensino tradicional, a avaliação do condutor que optou pelo curso de reciclagem a distância é feita de forma presencial.

Confira abaixo quais são os estados que já estão habilitados para oferecer o curso a distancia reciclagem CNH:

Região Sudeste

Rio de Janeiro

São Paulo

Espírito Santo

Minas Gerais

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul.

Região Sul

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Região Nordeste

Pernambuco

Sergipe

Quais são os casos em que o curso a distancia reciclagem CNH é exigido?

A legislação de trânsito determina que o curso a distancia reciclagem CNH deve ser aplicado para os casos em que há a suspensão e/ ou cassação do direito de dirigir.

A suspensão acontece:

  • Quando o motorista receber 20 pontos na carteira dentro do prazo de um ano;
  • Em caso de comprovação de embriaguez ao volante e, também, quando o motorista se recusa a fazer o teste;
  • Se for flagrado disputando rachas;
  • Se “furar” bloqueio policial;
  • Em caso de excesso de velocidade acima de 50% da permitida.

A cassação acontece:

  • Quando houver a violação da suspensão,
  • Em caso de reincidência de alguma das infrações dentro do prazo de 12 meses;
  • Em outras situações que venham a ser definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

É preciso reforçar ainda que o condutor que teve a sua CNH cassada fica proibido de dirigir por dois anos e ainda precisa refazer os exames para emitir uma nova carteira.

+ Multas que suspendem a CNH

+ Como funciona a contagem de pontos por infração

Como saber se estou com a minha CNH suspensa?

De modo geral, o motorista recebe em casa uma notificação, via correios. Entretanto, um passo antes de receber a notificação da penalidade, os condutores podem fazer o controle dos pontos no site do DETRAN do seu estado.

O que fazer ao saber sobre a suspensão da minha CNH?

Assim que receber a notificação informando sobre a infração, o motorista pode entregar entregar imediatamente a CNH no DETRAN de seu estado ou recorrer no prazo de 30 dias.

Caso não execute nenhuma das ações, o condutor pode ter o documento bloqueado, inviabilizando a renovação ou emissão de segunda via.

Para o motorista que atingiu 20 pontos na carteira e deseja recorrer, é necessário redigir uma defesa que deve ser enviada ao órgão de trânsito do seu estado. Os canais disponíveis são: pessoalmente, via site ou via Correios. Não é necessária a contratação de um advogado.

Para as situações em que os recursos são indeferidos, ainda existe uma segunda instância junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), que pode ser acionada pelo motorista antes de receber a aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir.

É importante, também, evitar a violência no trânsito. Sempre tenha uma atitude pacífica, isso evita acidentes e, consequentemente, perda de pontos na CNH.

Confira mais dicas para dirigir melhor.