Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Qual o custo de um carro por mês?

Custo de um carro

Qual o custo de um carro por mês?

Se você está prestes a comprar seu primeiro carro, é importante pensar com calma neste investimento. Junto com o conforto, chegam também contas, boletos e gastos com documentos do carro, além de imprevistos e manutenções. É preciso calcular o custo de um carro.

Veja abaixo quais são os principais gastos que você terá com o seu veículo. Programe-se!

Comprando um carro: posso pagar?

Se o veículo for financiado, as parcelas e os juros deverão ser contabilizados antes de fechar negócio. Não é recomendado que o gasto com as mensalidades passem dos 40% do seu rendimento, principalmente se você tiver gastos fixos pesados como aluguel e mensalidades escolares.

Analise fazer um empréstimo pessoal e coloque na ponta do lápis qual a opção mais vantajosa. Em todo caso, o pagamento à vista ainda continua sendo a melhor das opções. Assim você pode negociar descontos que valem a pena.

Documentação

Licenciamento, DPVAT, seguro obrigatório, IPVA. Tudo isso deve ser levado em conta já que, em muitos casos, precisam ser pagos no início do ano e não há negociação. O IPVA varia de acordo com o modelo do veículo e seu ano de fabricação, sendo que os mais antigos têm valores mais baixos.

Seguro

Atualmente, adquirir um carro e não fazer seguro é dar sorte ao azar, já que a vulnerabilidade é imensa por conta de roubos e acidentes. Pessoas que utilizam muito o veículo devem procurar uma corretora e pedir um orçamento em várias seguradoras. Lembre-se que a Bidu faz isso por você!

Combustível

Carros com motor flex são boas opções de compra em dias de instabilidade nos preços dos combustíveis, possibilitando ao condutor optar pelo item que cabe no seu bolso. Além disso, fique atento à potência do motor do seu veículo e qual o seu consumo médio. Isso vai te possibilitar ter uma previsão de gastos mensais antes mesmo de fechar negócio com uma concessionária ou particular. Se você quiser saber mais qual vale mais a ena, leia a nossa postagem que compara o álcool e gasolina.

Carros com uso diário na cidade, com o percurso médio de 50 quilômetros por dia, podem gastar até 2 tanques de gasolina ou 2 e meio de etanol mensalmente.

Em relação a esse assunto, temos alguns conteúdos que podem te ajudar: o primeiro, sobre como economizar combustível, este sobre álcool ou gasolina e, por fim, este sobre gasolina comum ou aditivada. Aproveite!

Troca de óleo e filtros

Em média, é necessário trocar o óleo do veículo a cada seis meses ou a cada 5.000 km. Levando em conta também os filtros de óleo e de ar, o valor a ser gasto neste item é de cerca de R$ 150 por troca.

Pneus

Pneus careca são uma ameaça constante e ainda podem lhe render multas gordas. Ao menor sinal de desgaste nas ranhuras dos pneus, é necessária a troca, de preferência pela marca original. Uma troca completa dos 4 pneus junto com alinhamento e balanceamento de um carro popular médio, sai a partir de R$ 1.400. Veja aqui como cuidar dos pneus.

Na tabela abaixo, você pode adaptar com os valores do seu veículo e calcular os valores médios mensalmente.

Carro médio popular que percorre 11 km com 1 litro de combustível
Item Custo Periodicidade Custo anual Custo mensal
IPVA
Seguro
Gasolina
Troca da correia
Troca de óleo e filtros
Troca dos pneus
TOTAL

 

E aí, conseguiu calcular os gastos do seu carro? Conta pra gente!